filmeu

Disciplina Sociologia I

  • Apresentação

    Apresentação

    Trata-se de uma unidade curricular de iniciação à Sociologia. Como tal, procura que os alunos compreendam o objeto e a metodologia da Sociologia e que tomem contacto com os conceitos estruturantes desta ciência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos  1. A perspetiva Sociológica 1.1. Senso comum versus conhecimento científico. A imaginação sociológica1.2. A complexidade do social. O objeto de estudo sociológico1.3. Regularidades e singularidades sociais1.4. Conceitos fundamentais1.5. As ciências sociais e a emergência da Sociologia. Breve história da disciplina em Portugal 2. Cultura e Sociedade 2.1. Conceitos a definições gerais de sociedade e de cultura; reflexão sobre a diversidade sociocultural; cultura de massas2.2. 0s conceitos de modernidade. globalização e pós-modernidade. Cultura e multiculturalismo: os hibridismos2.3. Cultura e globalização cultural 3. Estruturas Sociais 3.1. As estruturas e instituições sociais na contemporaneidade: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro3.2. Práticas, representações e dinâmicas sociai3.3. A interação social na vida quotidiana3.4. As sociologias na Sociologia: um retrato nacional    
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos Introduzir os alunos no pensamento e nas problemáticas sociológica Cultivar a imaginação sociológicaPromover uma atitude critica face às conceções do senso comum, através do conhecimento dos pressupostos da Sociologia, enquanto ciência dos fenómenos sociais Aproximação aos principais conceitos e práticas de investigação Conhecimentos, capacidades e competências  Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico da Sociologia Aquisição de um quadro analítico que reforce a capacidade de compreensão e de intervenção na sociedade e nas organizações Desenvolvimento de noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos Desenvolvimento das capacidades individuais e grupais da comunicação oral e escrita e reforço da criatividade, da iniciativa, da disponibilidade para aprender e do trabalho em equipa Sensibilização para as questões éticas e deontológicas que atualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro. Costa, A. F. (2001). O que é Sociologia. Lisboa: Quimera Elias, N. (1980). Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. Fialho, J. (2021). Manual para a intervenção social. Da teoria à ação. Lisboa: Silabo Giddens, A. (2007). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Oliveira, N. (2017). Do multiculturalismo ao interculturalismo. Um novo modo de incorporação da diversidade cultural?. Revista Ambivalências, vol. 5, n.º 9, 10-35 Stuart, H. (2019). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina editora Serrano, M. (org.) (2013). Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.       Weber, M. (2015). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70 Williams, R. (1963). Culture and society 1780-1950. 2.ed. Harmondsworth: Penguin  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios