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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Sociedades do Espaço Lusófono e Cooperação visa proporcionar a aquisição e o desenvolvimento de saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise das sociedades contemporâneas lusófonas e das relações de cooperação que têm desenvolvido entre si e através da constituição de uma organização internacional de cooperação intergovernamental de base linguística, bem como na relação com outras organizações internacionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT45-7161
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Sociedades contemporâneas Conceito de sociedade: precursores e fundadores Relação entre a soberania, o indivíduo e a sociedade Humanismo universal: liberdade, igualdade, fraternidade B. Cooperação e as organizações internacionais Génese e evolução das organizações internacionais: ONU, União Europeia (EU), União Africana (UA) e Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) Comunidades linguísticas: SEGIB, OIF, Commonwealth e CPLP C. Laços comuns e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa O 25 de abril e os Movimentos das Independências Novas relações políticas e de cooperação Identificação e caraterização do Espaço Lusófono Indicadores socioeconómicos e políticos dos Países da CPLP D. Sociedades contemporâneas dos Espaço lusófono Sociedades do espaço lusófono: contextualização socioeconómica, geoestratégica e política especificidades identitárias e socioculturais Língua, identidade e diversidade Cooperação na CPLP: desafios e oportunidades
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Conhecer as organizações internacionais e as comunidades de cooperação de base linguística Identificar os países integrantes do espaço lusófono e os laços culturais comuns; Enquadrar historicamente o conceito de lusofonia e a concretização política da ideia; Reconhecer a nova relação política entre Portugal, o Brasil, os PALOP e Timor-Leste; Conhecer os indicadores económicos e sociais dos países lusófonos ao longo das últimas décadas; Compreender os aspetos comuns e de convergência e as particularidades e as especificidades socioculturais dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Salientar o carácter original da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Problematizar o papel da CPLP no contexto global e perspetivas futuras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas, que requerem a participação ativa dos estudantes, através de: Apresentação de sínteses de matéria dada; Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos. Análise conjunta das problemáticas educativas contemporâneas, com base na apresentação e discussão de textos, para: Fomentar a capacidade de interpretação e exposição, reflexão, análise crítica e debate das ideias Estimular a capacidade de identificar, caracterizar e problematizar fenómenos educativos, contextualizados e enquadrados no tempo e no espaço. Participação num evento científico - seminário, conferência, congresso ou Aula Aberta, na modalidade presencial ou virtual; Visita(s) de estudo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bondoso, A. 2013. Lusofonia e CPLP. Desafios na Globalização. «Ângulos e Vértices» ou «Desafios & Virtudes» de um Processo Intemporal. Porto: Edições Esgotadas. Campos, J. M. de. (coord.), 2010. Organizações Internacionais, 4ª edição. Coimbra: Coimbra Editora. Moreira, A. (coord.), 2005. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Cooperação. Coimbra: Instituto Português da Conjuntura Estratégica/Almedina. Moreira, L., e Tavares, R. (2022). Nos 25 anos da CPLP: Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza. Belo Horizonte: Editora DelRey. Pinto, A. C. 2001. O Fim do Império Português. A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975. Lisboa: Livros Horizonte. Pinto, J. F. 2005. Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Continuidades e Descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático, Ministério dos Negócios Estrangeiros.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não