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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende apresentar os principais conceitos e teorias que procuram explicar as atitudes e comportamentos dos indivíduos e as dinâmicas interpessoais que ocorrem em contexto organizacional. Espera-se que os estudantes compreendam como poderão intervir nestes processos na sua futura prática profissional, potenciando o seu desempenho, enquanto assistentes sociais, junto das suas entidades empregadoras.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT45-7449
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Social e das Organizações 1.1. O Comportamento Organizacional 1.2. A psicologia do comportamento organizacional 2. O Comportamento Humano nas Organizações 2.1. Fundamentos do comportamento individual (diferenças individuais, perceções e atitudes, personalidades e motivação) 2.2. Fundamentos do comportamento em grupo (estruturas e processo de grupo e equipas de trabalho) 3. A Comunicação nas Organizações 3.1. As funções e o processo de comunicação 3.2. A comunicação interpessoal e organizacional 3.3. Barreiras para a comunicação eficaz 3.4. Conflito e negociação 4. Processos de Tomada de Decisão e de Liderança nas Organizações 4.1. O processo de decisão individual 4.2. O processo de decisão grupal 4.3. A liderança nas organizações 5. Mudança e Intervenção nas Organizações 5.1. Clima e Cultura Organizacional 5.2. Resistência à Mudança 5.3. Mudança e Intervenção nas Organizações
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Objetivos
Objetivos
Familiarizar os estudantes para a importância das dimensões sociais e humanas no funcionamento das organizações Dar a conhecer as principais teorias da Psicologia Social e das Organizações Promover a reflexão sobre os processos individuais e grupais do comportamento organizacional; Desenvolver o conhecimento sobre a comunicação, os processos de decisão, de liderança e de mudança organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Assim, serão tidos em conta os seguintes elementos: Trabalho de grupo, correspondendo a 20 % da nota final. 2 testes escritos, correspondendo a 60 % (30%+30%) da nota final. Discussão/participação em aula, exercícios práticos, representando 20% da nota final. A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aronson, E., Wilson, T.D., & Sommers, S.R. (2020). Social Psychology, Global Edition (10ª Ed.). Pearson. Barling, J., & Cooper, C.L. (2008). The sage handbook of organizational behavior (Vol. 1): Micro Approaches. Sage Public. David, S. (Coord.) (2020) Motivar equipas. Guia HBR. Coimbra: Papelmunde. Edmondson, A.E. (2019). The fearless organization. John Wiley & Sons, Inc. Gilovich, T., Keltner, D., Chen, S., & Nisbett, R.E. (2018). Social Psychology. International Student Edition. WW Norton & Co Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: Indivíduo, trabalho e organização. In, S.P.Gonçalves(Coord.). Psicossociologia do trabalho e das organizações: Princípios e práticas. Pactor. Smith, M., & Goldman, J. (2021). Emotional Intelligence 2.0: The indispensable guide to improving your social skills. Mark Smith. Truxillo, D.M., Bauer, T.N., & Erdogan, B. (2021). Psychology and work: An introduction to industrial and organizational psychology. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não