filmeu

Disciplina Gestão Estratégica de Destinos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A gestão dos destinos turísticos é um tema cada vez mais importante na medida em que o sucesso da sua gestão, depende cada vez mais, da capacidade de fornecer alta qualidade nas experiências aos seus visitantes e por outro lado, da capacidade de gerir os impactos do turismo nas comunidades locais. Para competir eficazmente, os destinos têm de proporcionar boas experiências e maximizar o valor da mesma para os visitantes. Ora, a construção desta experiência é afetada pela forma como funcionam as atrações, os amenities, as acessibilidades, a imagem, entre outras e pela relação que é estabelecida entre elas, sempre inseridas nos pressupostos construtivos da sustentabilidade. Por forma a responder a estas dinâmicas foram criadas as DMO, que assumem a liderança da estratégia do desenvolvimento do destino. Esta UC pretende através de vários pontos de análise dar a entender como estes processos se imbricam e como desenvolvem estratégias no âmbito da competitividade dos destinos turísticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Compreensão do espaço geográfico e principais têndencias do turismo mundial 2. Destino turístico 2.1. Definição: diferentes perspetivas 2.2. Elementos básicos de um destino turístico 2.3 O ciclo de vida dos destinos turísticos 3. A importância das Organizações de Gestão dos Destinos (OGDs) 3.1. Génese e evolução, funções e estrutura 3.2. A diversidade das organizações de gestão dos destinos 3.2.1. O Polo de Competi. e Tecnologia do Turismo, as Entidades Regionais de T. e as Agências Promocionais 3.2.2. A pertinência dos Observatórios Regionais de Turismo no apoio à gestão 4. Princípios e práticas de gestão estratégica dos destinos turísticos 4.1. Inventariação de recursos e avaliação da competitividade de um destino 4.2. O desenvolvimento dos produtos turísticos: a definição estratégica 4.3. Posicionamento competitivo e gestão de destinos turísticos 5. Estratégias dos destinos turísticos inteligentes
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a definição de destino turístico e as suas diversas perspetivas; Compreender a importância das tendências e inovação na gestão dos destinos turísticos; Reconhecer a relevância dos stakeholders, da cooperação e das redes na gestão dos destinos turísticos; Compreender o papel das DMO Conhecer as implicações do ciclo de vida dos destinos turísticos; Reconhecer a importância da sustentabilidade para a gestão estratégica de destinos e produtos turísticos; Entender os desafios que o posicionamento e a competitividade dos destinos turísticos colocam à gestão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em DMO, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Buhalis, D., Leung, X. Y., Fan, D., Darcy, S., Chen, G., Xu, F., ... & Farmaki, A. (2023). Tourism 2030 and the contribution to the sustainable development goals: the tourism review viewpoint. Tourism Review, 78(2), 293-313. Eusébio, C., Carneiro, M. J., Rodrigues, V., Robaina, M., Madaleno, M., Gama, C., ... & Monteiro, A. (2022). Factors influencing the relevance of air quality in the attractiveness of a tourism destination: Differences between nature-based and urban destinations. Tourism Management Perspectives, 44, 101045. Goeldner, C. & Ritchie, J. (2012). Tourism: principles, practices, philosophies. John Wiley and Sons, Inc. Harrill, R. (2013). Fundamentals of destination management and marketing. Pennsylvania: A.H.&L.E.I. Xiang, Z., Tussyadiah, I., & Buhalis, D. (2015). Smart destinations: Foundations, analytics, and applications. Journal of Destination Marketing and Management, 4(3), 143-144.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios