-
Apresentação
Apresentação
Para uma adequada transição e eficaz integração no contexto académico é fundamental que os estudantes conheçam, antecipem e reflitam sobre um conjunto de novos desafios que esta nova etapa da sua vida encerra e percebam o contexto, as estratégias e as estruturas de suporte que se lhes são apresentadas. Por outro lado, A constelação turística imbrica em si própria, um vasto número de atividades às quais devem ser aplicadas competências especificas essências ao desempenho da função. Numa sociedade cada vez mais competitiva, pretende-se que o estudante identifique e desenvolva as competências necessárias a serem utilizadas na atividade turística e hospitalidade, principalmente no contexto pós-covid 19. Com este fim, foram adotadas como técnicas pedagógicas as dinâmicas de grupo, as reflexões individuais, as leituras orientadas e as apresentações públicas de trabalhos, desenvolvidos em grupos formados aleatoriamente e rotativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-22952
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Desenvolvimento de Competências Académicas Métodos e técnicas de estudo: Estratégias de leitura, elaboração de resumos, gestão do tempo e organização de estudos. Comunicação escrita e oral: Redação de trabalhos académicos, apresentações, participação em debates e desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz. Pesquisa e análise de dados: Introdução às fontes de informação, técnicas de pesquisa e análise de dados relevantes para o turismo. II. Desenvolvimento de Competências Profissionais Competências transversais: Trabalho em equipa, liderança, resolução de problemas, criatividade e adaptabilidade. Ética profissional: Código de conduta, responsabilidade social e sustentabilidade no turismo. III. Inserção no Mercado de Trabalho Elaboração de currículo e carta de apresentação: Criação de documentos eficazes para a busca de emprego. Técnicas de entrevista: Preparação para entrevistas de emprego e desenvolvimento de habilidades de comunicação interpessoal.
-
Objetivos
Objetivos
Ao longo deste semestre, os estudantes terão oportunidade de desenvolver um processo de planeamento pessoal centrado na reflexividade e no auto-conhecimento e rerão como objectivos específicos: Objetivos Gerais: Desenvolver as competências pessoais e académicas necessárias para o sucesso no ensino superior em turismo. Compreender o contexto do turismo e as competências específicas necessárias para o desempenho de funções no setor. Objetivos Específicos: Identificar e analisar as diferentes perspetivas sobre o conceito de competências. Conhecer as principais competências pessoais e académicas necessárias para o ensino superior em turismo. Desenvolver estratégias para a transição para o ensino superior. Aprender a planear e organizar o trabalho académico. Desenvolver competências de gestão de comportamentos pessoais e interpessoais. Adquirir competências de comunicação e produção de conhecimento. Conhecer e saber aplicar competências na atividade turística no contexto pós-covid.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas teóricas, serão realizados alguns seminários temáticos. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Moura, A. A., Mira, M. D. R. C., & Costa, V. N. (2021). Soft Skills vs. Hard Skills in Tourism: Anything Else?. In Handbook of Research on Human Capital and People Management in the Tourism Industry (pp. 41-72). IGI Global. Neves , J.G.,Garrido,M.&Simões,E. (2008).Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Lisboa Edições Sílabo. O¿Rourke, R. K., Mayo, F. B., & Kline, S. F. (2021). Teaching Etiquette to Students in Hospitality and Tourism Programs. Journal of Hospitality & Tourism Research, 45(5), 858-861. Rosário, P., Núñez, J. C., & González-Pienda, J. (2019). Cartas do Gervásio ao seu umbigo. Almedina. Smale, B. & Fowlie, J. (2009). How to succeed at the university: an essential guide to academic skills and personal development. London: Sage Publications
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim