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Apresentação
Apresentação
O turismo tem desempenhado um papel central na globalização, permitindo refletir sobre questões como identidade e património, representação histórica e cultural, autenticidade e propriedade, neoliberalismo, desigualdade, relações de género, entre outras. Neste curso, iremos explorar diferentes formas de turismo, incluindo turismo criativo, nómadas digitais e turismo de festivais. Ao longo do período, abordaremos temas como o olhar, autenticidade, identidade, consumo, ritual e peregrinação. Esta unidade curricular apresenta o turismo como um campo relevante para a investigação antropológica contemporânea, desde o surgimento da "antropologia do turismo" como subcampo na década de 1970 até aos principais debates teóricos da atualidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-22954
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A complexidade como uma nova realidade 2. Complexidade e referenciais do turismo urbano 3. O fenómeno turístico como problemática antropológica Interculturalidade e hospitalidade. 4. Autenticidade, fantasia 5. Utopia, heterotopia e turismo insular 6.Estudo crítico-analítico de casos-modelo atuais para o Turismo Contemporâneo: Turismo Criativo (CREATOUR), Turismo Gastronômico, Festivais de Arte de Pequena Escala, Nômades Digitais, Turismo Voluntário e Turismo de Massa.
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos consigam: Compreender as abordagens interpretativas básicas do turismo contemporâneo incluindo os estudos culturais e a sociologia relacionados com o turismo como campo de análise interdisciplinar. Compreender o quadro de comunicação entre turistas e comunidades locais. Avaliar os impactos mais amplos do desenvolvimento do turismo e as mudanças que o turismo induz às comunidades anfitriãs. Reconhecer e avaliar questões e dilemas éticos colocados no contexto do turismo. Interpretar e analisar questões relativas aos comportamentos e escolhas turísticas contemporâneas, bem como às políticas de desenvolvimento dos destinos turísticos. Desenvolver trabalho de pesquisa e aplicação de conhecimento para estudos de caso da indústria da vida real com motivação, autonomia e pensamento crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet, Menti e métodos de aprendizagem baseados em projetos aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas, como o trabalho em equipa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kariru, A. N. (2023). Contemporary trends and issues in the hospitality and tourism industry. Hamid, Darvish. (2023). (5) Reflection of Critical Theory Within the Contemporary Tourism Industry. Advances in hospitality, tourism and the services industry (AHTSI) book series, doi: 10.4018/978-1-6684-9255-0.ch001 Samarathunga, W. H. M. S., & Cheng, L. (2021). Tourist gaze and beyond: State of the art. Tourism Review, 76(2), 344-357.Bruner, E. M. (1991). Transformation of self in tourism. Annals of tourism Research, 18(2), 238-250. Co¿kun, G. (2021). Authentic Experience in Tourism and Commodification. Journal of Tourism Leisure and Hospitality, 3(2), 95-102. Lehto, X., Davari, D., & Park, S. (2020). Transforming the guest–host relationship: A convivial tourism approach. International Journal of Tourism Cities, 6(4), 1069-1088. de Carvalho, A. D. (2018). Turismo contemporâneo: problemáticas e tendências. Edições Afrontamento.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim