filmeu

Disciplina Contemporaneidade no Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    O turismo tem desempenhado um papel central na globalização, permitindo refletir sobre questões como identidade e património, representação histórica e cultural, autenticidade e propriedade, neoliberalismo, desigualdade, relações de género, entre outras. Neste curso, iremos explorar diferentes formas de turismo, incluindo turismo criativo, nómadas digitais e turismo de festivais. Ao longo do período, abordaremos temas como o olhar, autenticidade, identidade, consumo, ritual e peregrinação. Esta unidade curricular apresenta o turismo como um campo relevante para a investigação antropológica contemporânea, desde o surgimento da "antropologia do turismo" como subcampo na década de 1970 até aos principais debates teóricos da atualidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A complexidade  como uma nova realidade 2. Complexidade e referenciais do turismo urbano 3. O fenómeno turístico como problemática antropológica Interculturalidade e hospitalidade. 4. Autenticidade, fantasia  5. Utopia, heterotopia e turismo insular 6.Estudo crítico-analítico de casos-modelo atuais para o Turismo Contemporâneo: Turismo Criativo (CREATOUR), Turismo Gastronômico, Festivais de Arte de Pequena Escala, Nômades Digitais, Turismo Voluntário e Turismo de Massa.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular  pretende-se que os alunos consigam: Compreender as abordagens interpretativas básicas do turismo contemporâneo incluindo os estudos culturais e a sociologia relacionados com o turismo como campo de análise interdisciplinar. Compreender o quadro de comunicação entre turistas e comunidades locais. Avaliar os impactos mais amplos do desenvolvimento do turismo e as mudanças que o turismo induz às comunidades anfitriãs. Reconhecer e avaliar questões e dilemas éticos colocados no contexto do turismo. Interpretar e analisar questões relativas aos comportamentos e escolhas turísticas contemporâneas, bem como às políticas de desenvolvimento dos destinos turísticos. Desenvolver trabalho de pesquisa e aplicação de conhecimento para estudos de caso da indústria da vida real com motivação, autonomia e pensamento crítico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet, Menti e métodos de aprendizagem baseados em projetos  aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas, como o trabalho em equipa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kariru, A. N. (2023). Contemporary trends and issues in the hospitality and tourism industry. Hamid, Darvish. (2023). (5) Reflection of Critical Theory Within the Contemporary Tourism Industry. Advances in hospitality, tourism and the services industry (AHTSI) book series, doi: 10.4018/978-1-6684-9255-0.ch001 Samarathunga, W. H. M. S., & Cheng, L. (2021). Tourist gaze and beyond: State of the art. Tourism Review, 76(2), 344-357.Bruner, E. M. (1991). Transformation of self in tourism. Annals of tourism Research, 18(2), 238-250. Co¿kun, G. (2021). Authentic Experience in Tourism and Commodification. Journal of Tourism Leisure and Hospitality, 3(2), 95-102. Lehto, X., Davari, D., & Park, S. (2020). Transforming the guest–host relationship: A convivial tourism approach. International Journal of Tourism Cities, 6(4), 1069-1088. de Carvalho, A. D. (2018). Turismo contemporâneo: problemáticas e tendências. Edições Afrontamento.          
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios