filmeu

Disciplina Geografia de Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Geografia do Turismo pretende uma abordagem pragmática sobre cada uma das regiões de turismo de Portugal Continental. Tratará de providenciar aos alunos uma perspectiva visual e analítica dos recursos turísticos nacionais, caracterizando a oferta turística em detalhe, identificando os destinos turísticos e os espaços com potencial turístico. Esta abordagem vai além da tradicional perspectiva da Geografia Turística, promovendo junto dos alunos uma memória visual e a capacidade de conhecer e interpretar os espaços turísticos nacionais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Caracterização e análise dos Destinos e dos Recursos Turística de Portugal Continental: identificação e caracterização visual de recursos, produtos e potencialidades regionais 1.1.Porto e Norte de Portugal 1.1.1.Recursos do Património Construído e o Cultural Touring 1.1.2.Recursos do Património Natural e o Turismo de Natureza 1.1.3.Recursos do Património Etnográfico e a Herança Popular Beiras 1.2.1.Recursos do Património Construído e o Cultural Touring 1.2.2.Recursos do Património Natural e o Turismo de Natureza 1.2.3.Recursos do Património Etnográfico e a Herança Popular Lisboa e Vale do Tejo 1.3.1.Recursos do Património Construído e o Cultural Touring 1.3.2.Recursos do Património Natural e o Turismo de Natureza 1.3.3.Recursos do Património Etnográfico e a Herança Popular Alentejo 1.4.1.Recursos do Património Construído e o Cultural Touring 1.4.2.Recursos do Património Natural e o Turismo de Natureza 1.4.3.Recursos do Património Etnográfico e a Herança Popular Algarve       1.5.1, 1.5.2, 1.5.3
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e compreender as características geográficas e regionais de Portugal Continental.  Desenvolver competências na avaliação da actividade turística, dos novos recursos e novos produtos que vêm promover o desenvolvimento local e regional. Analisar os recursos turísticos regionais, o seu potencial e a sua transição para produtos turísticos. Identificar e compreender as manifestações culturais e as suas ligações à herança etnográfica portuguesa. Aplicar os conhecimentos a situações práticas, nomeadamente, na criação de oferta turística e na exposição e demonstração dos valores turísticos nacionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Com o objectivo de aproximar as metodologias de aprendizagem às directivas actuais de um ensino centrado no estudante, aplicar-se-ão as seguintes acções: Pretende-se a utilização do Moodle para agilizar a troca de informação recolhida e a discussão entre os grupos sobre os temas em análise que serão realizados em ambiente externo ao ambiente de sala. O uso desta plataforma para estes fins corresponde à orientação da A3ES no sentido de dinamizar e promover "comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais" e "aprendizagem cooperativa". A Exposição Interactiva será aplicada preferencialmente, conjuntamente com métodos centrados na Indagação e na Cooperação, promovendo uma participação do aluno individual e da sua integração em grupos de trabalho e de pesquisa. Os métodos já utilizados de Problem-Based Learning e de Estudos de Caso serão reforçados na abordagem ao mercado de trabalho, nas visitas guiadas e aulas práticas, cumprindo a orientação da A3ES "Aprender no espaço de trabalho"
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ribeiro, O., (1987) Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Lisboa, Sá da Costa. Rickly, J., Sharma, N., & Canavan, B. (2023). Authenticity: the state-of-the-art in tourism geographies. Tourism Geographies , 1-10. Saarinen, J. (Ed.). (2020). Tourism and sustainable development goals: Research on sustainable tourism geographies . Routledge. Timothy, D. J., & Gelbman, A. (Eds.). (2022). Routledge handbook of borders and tourism . Taylor & Francis.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios