-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC pretende-se compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica; identificar e discutir os conceitos e terminologias básicas da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.; identificar as características específicas dos produtos/serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos; compreender o processo de elaboração de um pacote turístico; analisar o modo como se comporta o consumidor em turismo e como este influencia o desempenho dos agentes de viagens e operadores turísticos; compreender como as novas ferramentas podem influenciar o desempenho dos AV, como por exemplo as plataformas agregadoras e o NDC (New Distribution Capability) e fornecer competências básicas no sistema de distribuição global – GDS Galileo. Nota: o Programa Curricular desta UC foi analisado pela APAVT (Associação Profissional de Agências de Viagens e Turismo)
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-22958
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Distribuição Turística Estrutura da Distribuição Turística Funções e classificação das AVT e dos O T Conceitos e terminologias O negócio dos Operadores Turísticos e das Agências de Viagens e Turismo As relações entre os Operadores Turísticos, as agências de viagens e o sistema turístico O comportamento do consumidor em Turismo Organização de viagens: Programação dos pacotes turísticos As AVT e a importância da Cadeia de Valor na Indústria Hoteleira A Distribuição Aérea: das Plataformas agregadoras ao NDC (New Distribution Capability) Vantagens e desafios Global Distribution Systems (GDS) Principais GDS e funcionalidades dos sistemas Procedimentos de reservas de transporte aéreo Aprendizagem prática da utilização do GDS Galileo Availability Booking File – Campos obrigatórios da reserva Booking File – Campos opcionais da reserva Tarifas – Generalidades; Fare Quote, Fare Quote Best Buy
-
Objetivos
Objetivos
- Conhecer o funcionamento das agências de viagens e dos operadores turísticos e a forma como se organizam; - Identificar especificidades e condicionantes do trabalho de um agente de viagens e de um operador turístico numa época de globalização e pós-pandemia; - Organizar, estruturar e coordenar a organização de viagens de grupos à medida das motivações dos clientes; - Comercializar os pacotes e produtos turísticos distribuídos pelos operadores turísticos, proporcionando ao cliente uma informação correta e que revele um conhecimento profundo do que está a vender; - Identificar as principais transformações que a pandemia trouxe para a distribuição turística; - Compreender a importância das TIC aplicadas às agências de viagens; -Compreender a introdução do modelo de NDC e agregadores; -Identificar a importancia da interpretação da cadeia de valor na hotelaria por parte das AV; - Adquirir competências nos GDS através do programa GALILEO.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em Agências de Viagens e Operadores Turísticos, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel. APAVT (2021). O valor economico da distribuição turística em Portugal, EY-Parthenon. Zhong L., Sun S., Law R.& Li X. (2021). Tourism crisis management: evidence from COVID-19. Current Issues in Tourism, 24:19, 2671-2682, DOI: 10.1080/13683500.2021.1901866 Toubes, D.R.; Araújo Vila, N.; Fraiz Brea, J.A. (2021). Changes in Consumption Patterns and Tourist Promotion after the COVID-19 Pandemic. J. Theor. Appl. Electron. Commer. Res., 16, 1332-1352. https://doi.org/10.3390/jtaer16050075 Travelport (2017). Galileo for Travel Professionals - Using Travelport Smartpoint 6.0. Ed. Travelport.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim