filmeu

Disciplina Agências de Viagens e Operadores Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC pretende-se compreender o modo como se estrutura a distribuição turística e a sua dinâmica; identificar e discutir os conceitos e terminologias básicas da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.; identificar as características específicas dos produtos/serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos; compreender o processo de elaboração de um pacote turístico; analisar o modo como se comporta o consumidor em turismo e como este influencia o desempenho dos agentes de viagens e operadores turísticos; compreender como as novas ferramentas podem influenciar o desempenho dos AV, como por exemplo as plataformas agregadoras e o NDC (New Distribution Capability) e fornecer competências básicas no sistema de distribuição global – GDS Galileo. Nota: o Programa Curricular desta UC foi analisado pela APAVT (Associação Profissional de Agências de Viagens e Turismo) 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Distribuição Turística Estrutura da Distribuição Turística Funções e classificação das AVT e dos O T Conceitos e terminologias O negócio dos Operadores Turísticos e das Agências de Viagens e Turismo As relações entre os Operadores Turísticos, as agências de viagens e o sistema turístico O comportamento do consumidor em Turismo Organização de viagens: Programação dos pacotes turísticos As AVT e a importância da Cadeia de Valor na Indústria Hoteleira  A Distribuição Aérea: das Plataformas agregadoras ao NDC (New Distribution Capability) Vantagens e desafios Global Distribution Systems (GDS) Principais GDS e funcionalidades dos sistemas Procedimentos de reservas de transporte aéreo Aprendizagem prática da utilização do GDS Galileo Availability Booking File – Campos obrigatórios da reserva Booking File – Campos opcionais da reserva Tarifas – Generalidades; Fare Quote, Fare Quote Best Buy
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer o funcionamento das agências de viagens e dos operadores turísticos e a forma como se organizam; - Identificar especificidades e condicionantes do trabalho de um agente de viagens e de um operador turístico numa época de globalização e pós-pandemia; - Organizar, estruturar e coordenar a organização de viagens de grupos à medida das motivações dos clientes; - Comercializar os pacotes e produtos turísticos distribuídos pelos operadores turísticos, proporcionando ao cliente uma informação correta e que revele um conhecimento profundo do que está a vender; - Identificar as principais transformações que a pandemia trouxe para a distribuição turística; - Compreender a importância das TIC aplicadas às agências de viagens; -Compreender a introdução do modelo de NDC e agregadores; -Identificar a importancia da interpretação da cadeia de valor na hotelaria por parte das AV; - Adquirir competências nos GDS através do programa GALILEO.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante o decorrer das aulas teóricas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em Agências de Viagens e Operadores Turísticos, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A., & Nunes, R. (2012). Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel. APAVT (2021). O valor economico da distribuição turística em Portugal, EY-Parthenon. Zhong L., Sun S., Law R.& Li X. (2021). Tourism crisis management: evidence from COVID-19. Current Issues in Tourism, 24:19, 2671-2682, DOI: 10.1080/13683500.2021.1901866 Toubes, D.R.; Araújo Vila, N.; Fraiz Brea, J.A. (2021). Changes in Consumption Patterns and Tourist Promotion after the COVID-19 Pandemic. J. Theor. Appl. Electron. Commer. Res., 16, 1332-1352. https://doi.org/10.3390/jtaer16050075 Travelport (2017). Galileo for Travel Professionals - Using Travelport Smartpoint 6.0. Ed. Travelport.      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios