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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina proporciona os conhecimentos necessários, teóricos e práticos, para uma intervenção que promova o desenvolvimento comunitário, com a promoção do empreendedorismo local. De forma interdisciplinar busca oferecer ferramentas e técnicas aos alunos para que possam contribuir com iniciativas profissionais de apoio e fomento ao desenvolvimento local proporcionando o bem-estar coletivo em diferentes setores da economia, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-22963
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Conceitos de desenvolvimento local e comunitário 2 - Desenvolvimento do espaço e território – uma breve visão histórica 3 – Paradigmas das mudanças pessoais e sociais e gestão de conflitos 3.1. Empoderamento individual, organizacional e comunitário 3.2. Organização participativa e mecanismos de gestão de conflitos 4 – O empreendedorismo como fator de mudança e bem estar social 4.1. Conceito e evolução histórica do empreendedorismo 4.2. Principais teorias 4.3. O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico local 5 – As características do empreendedor e técnicas de identificação 6 – Os principais tipos de empreendedorismo e seu papel no desenvolvimento das comunidades 6.1. Empreendedorismo social 6.2. Empreendedorismo feminino 6.3. Empreendedorismo de minorias 7 – Boas práticas e inovação 8 – Oportunidades de negócio e inovação 9 - Propósito local e aplicação para geração de emprego e renda 10 - Elaboração de projeto
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Objetivos
Objetivos
Nesta disciplina objetiva-se contextualizar o desenvolvimento comunitário de forma conceitual e analisar as práticas, condições e fatores de desenvolvimento. Também busca proporcionar o conhecimento necessário para compreender a importância de uma atitude empreendedora e as principais características do perfil empreendedor, fornecendo as ferramentas e técnicas para a interlocução com os diferentes stakeholders, no âmbito do turismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos expositivos, estudos de caso e dinâmicas de trabalho ativas serão utilizadas para compreensão e retenção dos conteúdos teóricos. Na sequência, será desenvolvido um trabalho prático em que possam ser aplicados os conhecimentos em um caso real. A primeira etapa terá aplicação de teste escrito, que terá 60% da avaliação da disciplina. A segunda, etapa, elaboração e apresentação do trabalho, será 20% da avaliação. A assiduidade e participação individual nas atividades terá 20% da avaliação. Como metodologia inovadora de suporte ao processo ensino-aprendizagem, será utilizado o Microlearning e Aprendizado Colaborativo Online. Também aplicação de métodos de Aprendizagem autodirigida para compreensão dos conteúdos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aquino, R. S. (2022). Community change through tourism social entrepreneurship. Annals of Tourism Research, 95, 103442. Botti, A., & Monda, A. (2023). Big Data and Its Impact on Tourism and Entrepreneurship. In Big Data and Decision-Making: Applications and Uses in the Public and Private Sector (pp. 107-119). Emerald Publishing Limited. Dias, Á., Silva, G. M., Patuleia, M., & González-Rodríguez, M. R. (2023). Developing sustainable business models: Local knowledge acquisition and tourism lifestyle entrepreneurship. Journal of Sustainable Tourism, 31(4), 931-950. Dias, A., Simonetti, B., & Bakas, F. E. (2022). Developing Lifestyle Entrepreneurship for Sustainable Destinations. Frontiers in Psychology, 13, 970005.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim