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Disciplina Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina proporciona os conhecimentos necessários, teóricos e práticos, para uma intervenção que promova o desenvolvimento comunitário, com a promoção do empreendedorismo local. De forma interdisciplinar busca oferecer ferramentas e técnicas aos alunos para que possam contribuir com iniciativas profissionais de apoio e fomento ao desenvolvimento local proporcionando o bem-estar coletivo em diferentes setores da economia, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Conceitos de desenvolvimento local e comunitário 2 - Desenvolvimento do espaço e território – uma breve visão histórica 3 – Paradigmas das mudanças pessoais e sociais e gestão de conflitos             3.1. Empoderamento individual, organizacional e comunitário 3.2. Organização participativa e mecanismos de gestão de conflitos 4 – O empreendedorismo como fator de mudança e bem estar social             4.1. Conceito e evolução histórica do empreendedorismo  4.2. Principais teorias  4.3. O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico local               5 – As características do empreendedor e técnicas de identificação 6 – Os principais tipos de empreendedorismo e seu papel no desenvolvimento das comunidades             6.1. Empreendedorismo social             6.2. Empreendedorismo feminino             6.3. Empreendedorismo de minorias 7 – Boas práticas e inovação 8 – Oportunidades de negócio e inovação 9 - Propósito local e aplicação para geração de emprego e renda 10 - Elaboração de projeto
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta disciplina objetiva-se contextualizar o desenvolvimento comunitário de forma conceitual e analisar as práticas, condições e fatores de desenvolvimento. Também busca proporcionar o conhecimento necessário para compreender a importância de uma atitude empreendedora e as principais características do perfil empreendedor, fornecendo as ferramentas e técnicas para a interlocução com os diferentes stakeholders, no âmbito do turismo. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos expositivos, estudos de caso e dinâmicas de trabalho ativas serão utilizadas para compreensão e retenção dos conteúdos teóricos. Na sequência, será desenvolvido um trabalho prático em que possam ser aplicados os conhecimentos em um caso real. A primeira etapa terá aplicação de teste escrito, que terá 60% da avaliação da disciplina. A segunda, etapa, elaboração e apresentação do trabalho, será 20% da avaliação. A assiduidade e participação individual nas atividades terá 20% da avaliação. Como metodologia inovadora de suporte ao processo ensino-aprendizagem, será utilizado o Microlearning e Aprendizado Colaborativo Online. Também aplicação de métodos de Aprendizagem autodirigida para compreensão dos conteúdos.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aquino, R. S. (2022). Community change through tourism social entrepreneurship. Annals of Tourism Research, 95, 103442. Botti, A., & Monda, A. (2023). Big Data and Its Impact on Tourism and Entrepreneurship. In Big Data and Decision-Making: Applications and Uses in the Public and Private Sector (pp. 107-119). Emerald Publishing Limited. Dias, Á., Silva, G. M., Patuleia, M., & González-Rodríguez, M. R. (2023). Developing sustainable business models: Local knowledge acquisition and tourism lifestyle entrepreneurship. Journal of Sustainable Tourism, 31(4), 931-950. Dias, A., Simonetti, B., & Bakas, F. E. (2022). Developing Lifestyle Entrepreneurship for Sustainable Destinations. Frontiers in Psychology, 13, 970005.  
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