-
Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular visa apresentar problemas gerais do empreendedorismo e da inovação enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas, nos produtos turísticos e nos destinos; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, com foco na indústria do turismo; discutir a aplicação dos fundamentos de inovação à gestão de destinos e produtos turísticos; e perceber como empresas turísticas aplicam ideias inovadoras para oferecer soluções e aproveitar oportunidades. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-22964
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estratégia no turismo 2. Conceito e tipologias 3. Missão e objetivo 4. Necessidade e execução do Plano Estratégico 5. Ideias e oportunidades 6. Introdução à inovação e criatividade 7. Tipos de inovação 8. Gestão do turismo orientada à inovação e criatividade 9. Processo de inovação e criatividade no turismo 10. O ChatGPT e o turismo
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimento e resolução de problematicas e criação de soluções nas areas de estratégia, criatividade e da inovação enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza. Caracterizar o processo de inovação na sociedade, nas empresas, nos produtos turísticos e nos destinos; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora e criativa, com foco na indústria do turismo; discutir a aplicação dos fundamentos de inovação à gestão de destinos e produtos turísticos; perceber como empresas turísticas aplicam ideias inovadoras para oferecer soluções e aproveitar oportunidades.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos estão orientados à absorção de conhecimentos teóricos, bem como à aplicação prática dos mesmos. Desta forma, as aulas incluem, além da componente expositiva, uma componente de discussão com foco em novas estratégias, criatividade e inovação para o turismo, baseada em casos reais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brandão F., Costa C., Breda Z., Costa R. (2020) Knowledge Creation and Transfer in Tourism Innovation Networks. In: Rocha Á., Abreu A., de Carvalho J., Liberato D., González E., Liberato P. (eds) Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 171. Springer, Singapore Drucker, P. (2006). Innovation and Entrepreneurship, Harper Business Fayos-Solà, E., & Cooper, C. (2018). Conclusion: The Future of Tourism—Innovation for Inclusive Sustainable Development. The Future of Tourism, 325–337. doi:10.1007/978-3-319-89941-1_18 Hisrich, Peters, Shepherd (2017). Entrepreneurship, New York, McGraw-Hill Education. OCED (2006). Innovation and Growth in Tourism. Verreynne, M.-L., Williams, A. M., Ritchie, B. W., Gronum, S., & Betts, K. S. (2019). Innovation diversity and uncertainty in small and medium sized tourism firms. Tourism Management, 72, 257–269. doi:10.1016/j.tourman.2018.11.019 Wickham, P. (2006). Strategic Entrepreneurship 4th ed
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não