filmeu

Disciplina Gestão de Pessoas e Equipas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem a finalidade que os alunos consigam obter as seguintes competências: Compreender a importância da Gestão de Pessoas no contexto do turismo; Entender as práticas de Recursos Humanos; Definir e aprofundar os principais conceitos de liderança, motivação e comportamento de grupo e equipas bem como saber explicar como se articulam entre si.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Introdução à gestão de pessoas nas organizações turísticas 1.1 Conceito e objetivos dos Recursos Humanos 1.2 Importância da Gestão de Recursos Humanos 1.3 Competências para o trabalho: Hard skills vs soft skills 1.4 Comunicação, Atitudes, Inteligência Emocional. 2 Técnicas de recursos humanos nas organizações turísticas 2.1 Análise e qualificação de funções 2.2 Recrutamento e seleção 2.3 Integração e socialização 2.4 Sistema de recompensas 2.5 Avaliação do desempenho 2.6 Desenvolvimento e gestão de competências  3 Comportamento do indivíduo e grupos 3.1 Liderança 3.2 Motivação 3.3 Comportamento de grupo e equipas
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem como objetivo principal a criação de saber e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade da atividade empresarial e à valorização dos colaboradores nela inseridos. Especificamente pretende-se tirar partido dos aspetos internos e externos que condicionam o comportamento humano no âmbito empresarial do turismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, sendo utilizada uma metodologia expositiva e reflexiva para a apresentação e discussão dos conteúdos, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho e na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. Pretende-se proporcionar cenários de aprendizagem diferenciados, nomeadamente através da realização de trabalhos que mobilizem conhecimentos de diferentes unidades curriculares ou cooperação intrainstitucional e com as organizações. Avaliação Contínua: comportamento e participação (20% da nota final), trabalho individual e apresentação (30%) e teste individual (50%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, L. C., Bernardo, M. R. M., Sousa, I. D. & Negas, M. C. (2021). Gestão das organizações. Uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo. Rego A., Pina e Cunha, M., Gomes, J., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C.A. (2020). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo. Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios