filmeu

Disciplina Transformação Digital no Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina integra o plano de formação geral em Transformação Digital da licenciatura em Turismo. Os seus objetivos principais são fornecer aos alunos conhecimentos amplos e específicos que lhes permitam compreender e dominar os tipos, características e papel da Transformação Digital na sociedade em geral, e particularmente nas empresas do setor do Turismo. Além disso, capacita os alunos a utilizarem os conhecimentos adquiridos no suporte e gestão das tecnologias ligadas ao meio empresarial do setor do turismo. Aprendem a especificar e selecionar novas tecnologias e a conhecer as metodologias de desenvolvimento, bem como os aspectos core a serem considerados. Esta Unidade Curricular surge como uma resposta essencial às necessidades atuais do setor do turismo, preparando os alunos para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades apresentadas pela Transformação Digital.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Transformação digital] ¿ O conceito de transformação digital ¿ Os drivers da mudança ¿ O propósito da mudança ¿ A importância da cultura organizacional CP2 [Promover e gerir a mudança] ¿ Mudança organizacional e gestão da mudança organizacional ¿ Promover a inovação centrada nas pessoas ¿ Do smart doing ao smart living ¿ As tecnologias (mobile) de suporte à mudança disruptiva ¿ O método AGILE  CP3 [Diagnóstico e avaliação] ¿ Como retirar valor dos big data ¿ Big data aplicados ao diagnóstico e à melhoria contínua da transformação digital CP4 [Estratégia integrada de transformação digital] ¿ Planeamento e implementação estratégica integrada ¿ O futuro das organizações do sector do turismo “digitalmente transformadas” CP5 [Casos de estudo]
  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução dos principais conceitos e competências digitais em que as organizações devem investir para tirar partido da evolução tecnológica que se tem feito sentir, existindo a necessidade do turismo adotar um modelo de negócio baseado no digital: OA1. Compreender a relação entre desenvolvimento tecnológico e mudança organizacional; OA2. Conhecer as principais tecnologias que, atualmente, são drivers de mudança organizacional; OA3. Reconhecer a importância da mobilidade como elemento core das principais tecnologias atuais; OA4. Articular o diagnóstico à organização, a sua missão e orientação estratégica, e a capacidade de planeamento e implementação de ações de transformação digital; OA5. Adquirir/relembrar conhecimentos sobre estrutura organizacional, mudança organizacional e a sua gestão e cultura organizacional, e mobilizar esses conhecimentos para implementar a transformação digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa, onde o aluno é o centro e o maior responsável pelo processo de aprendizagem, isto é, há um claro incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de maneira autónoma e participativa, através de análises de casos, promoção de conteúdos digitais e discussão crítica dos mesmos, sustentando conteúdos teóricos ministrados. Adicionalmente, os alunos são desafiados a realizar projetos individuais e de grupo, com vista a serem apresentados e assim solidificar os conhecimentos adquiridos. Uso de ferramentas interativas para jogos de aprendizagem em grupo, como por exemplo Kahoot.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Slides de TD, disponíveis na plataforma e-learning Moodle ¿ Hodges, J. (2021). Managing and Leading People through Organizational Change: The theory and practice of sustaining change through people. New York: Kogan Page. ¿ Kotter, J. (2008). “Leading Change: Why transformation efforts fail”. Harvard Business Review. ¿ Lang, V. (2021). Digital Fluency: Understanding the basics of Artificial Intelligence, blockchain technology, quantum computing and their applications to digital transformation. Germany: Apress. ¿ Lorizio, N.P. (2021). Digitalization: The new normal of the post-pandemic world. Independently published. ¿ Perkin, N. & Abraham, P. (2021). Building the Agile Business through Digital Transformation. New York: Kogan Page. ¿ Siebel, T. (2019). Digital Transformation: Survive and thrive in an era of mass extinction. New York: Rosetta Books. ¿ Teixeira-Botelho, I. & Dias, P. (2020). Smarketing: Como o marketing mobile está a mudar Portugal. Lisboa: Edições Sílabo.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios