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Disciplina Gestão da Qualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade, necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas da ISSO e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente. Há uma necessidade premente do meio académico trabalhar em conjunto com o mercado que em Portugal ainda está no início deste pocesso de certificação.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Quadro concetual 1.1. Conceito de Qualidade no Turismo 1.2. Qualidade e o visitante/cliente 1.3. Padronização da Qualidade no Turismo   2. Da teoria à prática: implementação da Qualidade - gestão e ferramentas 2.1. Qualidade nos produtos e serviços turísticos 2.2. Implementação da gestão da qualidade 2.3. Marketing da Qualidade 2.4. Ferramentas para a Qualidade 2.5. Gestão da qualidade pessoal 2.6. Novas tecnologias de gestão da qualidade   3. Certificação e auditoria da gestão da qualidade 3.1. Garantia da qualidade 3.2 Normas da qualidade 3.3. A cultura de qualidade nos recursos humanos
  • Objetivos

    Objetivos

    ·     Compreender o quadro conceptual da Gestão da Qualidade no sistema turístico;  ·     Conhecer os modelos, sistemas, e processo de implementação de um sistema de qualidade;  ·     Identificar a gestão pela qualidade total de acordo com a norma ISO 9001; ·     Dominar metodologias, técnicas e ferramentas a utilizar na implementação da qualidade no setor do turismo. ·     Criar uma plataforma entre a academia e o mercado para um trabalho colaborativo em certificação de qualidade
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com exposição da matéria e discussão de temas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo Aulas práticas, privilegiando-se os métodos ativos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos. Aplicação de métodos de Aprendizagem autodirigida para compreensão dos conteúdos. Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turístico.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chen, Bing, Yiting Zhu, Xiong He, and Chunshan Zhou. 2023. "Analysis of High-Quality Tourism Destinations Based on Spatiotemporal Big Data—A Case Study of Urumqi" Land Vol. 12, no. 7: 1425.  Lesar, L. and Weaver, D. (2022). A Diffusion Perspective on the Discontinuance of Sustainable Tourism Quality Control Tools. Journal of Travel Research, Vol. 61(5) pp. 1043–1060 DOI: https://doi.org/10.1177/00472875211 017232.  Teixeira, S.J. (2019). “Quality Management in Tourism Services - A Literature Review and Case Study”. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.32, pp. 9 – 24. ISO (International Organization for Standardization), 2015. Norma NP EN ISO 9001: 2015-Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos, Tradução do original do Instituto Português da Qualidade.  
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