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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de gestão da qualidade, necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas da ISSO e da Organização Mundial do Turismo (UNWTO). A qualidade nos serviços e produtos turísticos constitui assim um fator de distinção para os destinos turísticos. Pelas razões apontadas, torna-se vital a implementação de sistemas de gestão de qualidade, assim como a certificação das empresas turísticas, através de normas técnicas, aceites internacionalmente. Há uma necessidade premente do meio académico trabalhar em conjunto com o mercado que em Portugal ainda está no início deste pocesso de certificação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-5244
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Quadro concetual 1.1. Conceito de Qualidade no Turismo 1.2. Qualidade e o visitante/cliente 1.3. Padronização da Qualidade no Turismo 2. Da teoria à prática: implementação da Qualidade - gestão e ferramentas 2.1. Qualidade nos produtos e serviços turísticos 2.2. Implementação da gestão da qualidade 2.3. Marketing da Qualidade 2.4. Ferramentas para a Qualidade 2.5. Gestão da qualidade pessoal 2.6. Novas tecnologias de gestão da qualidade 3. Certificação e auditoria da gestão da qualidade 3.1. Garantia da qualidade 3.2 Normas da qualidade 3.3. A cultura de qualidade nos recursos humanos
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Objetivos
Objetivos
· Compreender o quadro conceptual da Gestão da Qualidade no sistema turístico; · Conhecer os modelos, sistemas, e processo de implementação de um sistema de qualidade; · Identificar a gestão pela qualidade total de acordo com a norma ISO 9001; · Dominar metodologias, técnicas e ferramentas a utilizar na implementação da qualidade no setor do turismo. · Criar uma plataforma entre a academia e o mercado para um trabalho colaborativo em certificação de qualidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com exposição da matéria e discussão de temas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo Aulas práticas, privilegiando-se os métodos ativos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos. Aplicação de métodos de Aprendizagem autodirigida para compreensão dos conteúdos. Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turístico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chen, Bing, Yiting Zhu, Xiong He, and Chunshan Zhou. 2023. "Analysis of High-Quality Tourism Destinations Based on Spatiotemporal Big Data—A Case Study of Urumqi" Land Vol. 12, no. 7: 1425. Lesar, L. and Weaver, D. (2022). A Diffusion Perspective on the Discontinuance of Sustainable Tourism Quality Control Tools. Journal of Travel Research, Vol. 61(5) pp. 1043–1060 DOI: https://doi.org/10.1177/00472875211 017232. Teixeira, S.J. (2019). “Quality Management in Tourism Services - A Literature Review and Case Study”. Revista Turismo & Desenvolvimento, n.32, pp. 9 – 24. ISO (International Organization for Standardization), 2015. Norma NP EN ISO 9001: 2015-Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos, Tradução do original do Instituto Português da Qualidade.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim