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Disciplina Gestão Hoteleira

  • Apresentação

    Apresentação

    Portugal é um destino turistico eminentemente recetor , tem como um dos seus fatores de atração a qualidade da oferta no alojamento. Num destino que registou, em 2023, 77.179,2 milhões de dormidas nos alojamentos hoteleiros, a sua industria hoteleira acentua a preocupação pela oferta de empreendimentos distintivos, valorizando a qualidade do serviço prestado. A unidade curricular de Gestão Hoteleira visa dotar os alunos dos conhecimentos que permitam compreender os diversos conceitos e eixos subjacentes á operação hoteleira e atuar na gestão de operações duma unidade hoteleira, nomeadamnete nas suas ofertas de alojamento e de comidas e bebidas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Gestão de Alojamento: enquadramento e conceitos básicos O Departamento de Receção/Front-Office O departamento de Andares/Housekeeping O departamento de Reservas/Back-Office Descritivo de Funções O departamento de F&B Gestão Orçamental Gestão Hoteleira e de outros estabelecimentos de alojamento e F&B
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade curricular de Gestão Hoteleira visa contribuir para a formação dos alunos ao nível do conhecimento, planeamento e gestão operacional dos estabelecimentos hoteleiros e outros. A boa gestão das unidades hoteleiras é fundamental numa indústria cada vez mais competitiva, de forma a alcançar os objetivos económicos definidos e assim rentabilizar o investimento hoteleiro.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Clayton B. (2011). Introduction to the Hospitality Industry, 8th edition, Kindle Edition. ISBN 978-0470399163 Costa, R. (2012). Introdução à Gestão Hoteleira, 4ª edição, Almedina. ISBN 9789727578603 Hidalgo, A., Martín-Barroso, D., Nuñez-Serrano, J. A., Turrión, J., & Velázquez, F. J. (2022). Does hotel management matter to overcoming the COVID-19 crisis? The Spanish case. Tourism Management, 88, 104395. Kirk, D. (2010). Environmental management for hotels. Routledge. Moser, F. (2002). Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas, CETOP. ISBN 9789726415213 Xu, S., Stienmetz, J., & Ashton, M. (2020). How will service robots redefine leadership in hotel management? A Delphi approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 32(6), 2217-2237 Wang, L., Law, R., Guillet, B. D., Hung, K., & Fong, D. K. C. (2015). Impact of hotel website quality on online booking intentions: eTrust as a mediator. International Journal of  Hospitality Management, 47, 108-115.          
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