-
Apresentação
Apresentação
Esta UC apresenta a Gestão de Empresas numa perspetiva integrada, percorrendo-se as várias disciplinas que as integram. Procura-se que os alunos compreendam a forma como se integram e contribuem para o alinhamento da organização.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT225-5843
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. As empresas turísticas/hoteleiras Os gestores, a gestão e as empresas II. O conceito de estratégia e gestão A estratégia e a gestão na hotelaria/turismo III. Os tipos de estratégias na gestão As estratégias nacionais As estratégias internacionais A estratégia de internacionalização As alianças estratégicas As fusões e aquisições IV. Fundamentos de organização de empresas Estruturas organizativas Liderança Motivação Cultura V. A implementação estratégica e de gestão Os programas, planos, orçamentos e procedimentos Elaboração de um business plan
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Obter uma visão clara da globalidade da empresa turística, da sua estrutura, dos seus processos e funções; OA2. Entender como uma empresa turística molda os seus limites, as suas fronteiras, e como a empresa deteta oportunidades e formula as suas estratégias; OA3. Ter um bom nível de conhecimento dos conceitos que servem de base à interpretação da realidade da empresa turística; OA4. Melhorar a tomada de decisão na posse de modelos e métodos qualitativos e quantitativos de análise Preparar alternativas de ação face às alterações no ambiente externo
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com exposição da matéria e discussão de temas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo. Aulas práticas, privilegiando-se os métodos ativos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos. Aplicação de métodos de Aprendizagem autodirigida para compreensão dos conteúdos. 1- Avaliação contínua que terá uma ponderação de 30% e que consistirá, fundamentalmente, em participação em aula e realização dos exercícios propostos ao longo do semestre. 2- Trabalho de investigação a combinar com o professor, com a ponderação de 10%. 3- Teste teórico, com a ponderação de 60% Como metodologia inovadora de suporte ao processo de ensino-aprendizagem será utilizada a aprendizagem online e recursos digitais interativos, bem como uma Simulação de negócios para o desenvolvimento do Business Plan.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amrullah; Kaltum, U., Sondari, M.C. Pranita, D. (2023). "The Influence of Capability, Business Innovation, and Competitive Advantage on a Smart Sustainable Tourism Village and Its Impact on the Management Performance of Tourism Villages on Java Island". Sustainability, 15, 14149. Iqbal, M., Yanuarni, E., Mawardi, M.K., Astuti, E.S. (2023). "Linking knowledge management to tourism business of SMEs in aftermath of disaster: Implications for open innovation", Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 9(2), 100054. Neves, I., Maguire, K. & Almeida, N. (2024). A critical examination of film tourism planning and management in Portugal. Dos Algarves: Tourism, Hospitality and Management Journal, 44, 1-19. Subying, C., and Yoopetch, C. (2023). "A Bibliometric Review of Revenue Management in the Tourism and Hospitality Industry, 1989–2021" Sustainability, 15, no. 20: 15089.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim