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Apresentação
Apresentação
A Restauração e a Gastronomia assumem hoje um papel muito importante para a atratividade e diferenciação dos destinos turísticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-7317
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte Teórica 1. Gastronomia e Enologia -Gastronomia e Cultura - Enologia e Cultura -Gastronomia e Turismo - Turismo Gastronómico e enológico 2. Restauração - As Tendências e Desafios Atuais da Restauração - Caracterização das Operações de Restauração -Tipologia de Estabelecimentos - Tipologia de Serviços -Perigos de contaminação -Normas HACCP - Marketing em F&B Parte Prática 8. O Ciclo Produtivo de F & B 9. Planeamento e Análise do Lucro 10. Elaboração e Análise da Rentabilidade do Menu 11. A Engenharia da Ementa 12. Apresentação dos trabalhos práticos.
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Objetivos
Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para gerir um estabelecimento de restauração. Desenvolver nos alunos as técnicas de gestão necessárias para gerir um estabelecimento de restauração. Proporcionar aos alunos a formação jurídica necessária à compreensão da regulamentação em vigor no sector turístico, dos procedimentos administrativos complexos que subjazem ao licenciamento e funcionamento dos empreendimentos turísticos, do enquadramento comercial, laboral e fiscal da actividade e dos profissionais nela envolvidos e, ainda, das responsabilidades decorrentes do exercício dos cargos de gestão e administração das unidades turísticas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Janeiro, A.J. (2004). Guia Técnico de Hotelaria: A Arte e a Ciência dos Modernos Serviços de Restaurante. Lisboa: Edições Cetop. Monteiro, V. (2010). Higiene, Segurança, Conservação e Congelação de Alimentos. Lisboa: Lidel. Moser, F. (2002). Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas. Lisboa: Edições Cetop. Ribeiro, J. (2011). Introdução à Gestão da Restauração. Lisboa: Lidel.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim