-
Apresentação
Apresentação
Os videojogos existem há mais de meio século, assumindo actualmente um importante lugar de destaque na cultura contemporânea. Nesse sentido, para uma melhor compreensão do seu actual estado e das suas potencialidades expansivas, é necessário abordar o passado. Esta disciplina consiste numa abordagem à história dos videojogos com o propósito de compreender as diferentes tipologias e classificações existentes e analisar o que de mais influente ocorreu ao longo das décadas, tanto ao nível da criação e evolução da indústria, como das personalidades, inovações e tendências que foram moldando a forma de pensar os videojogos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1075-12371
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História dos videojogos: - Desenvolvimento histórico por território (Europa, América do Norte, Japão) - Desenvolvimento de tecnologias, impacto do contexto sociocultural, económico e político nos jogos, evolução dos géneros de jogos, enquadramento jurídico e modelos de negócio. - Culturas de jogos, identidades dos jogadores, demografia, impacto, ludologia, narratologia e abordagens críticas. - Compreender o contexto cultural e o impacto dos videojogos nas sociedades industrializadas - Relatórios de jogos 2. Princípios fundamentais do Design para a concepção de interfaces gráficas para videojogos: -Desenvolvimento histórico da construção de interfaces: -Interação Humano-Computador -Conceitos de transparência, manipulação imediata e direta. -Design de interação -Histórico das interfaces gráficas. -Estudos de caso de interfaces gráficas; -Conceitos de Design de Comunicação aplicados ao design de interfaces gráficas. 3. Projeto - concepção de uma interface de videojogo (maquete)
-
Objetivos
Objetivos
Promover a compreensão da História dos Interfaces e Videojogos através do cruzamento entre vertente teórica e prática. Desenvolver e promover a aplicação coerente em projeto de videojogo dos fundamentos do Design de Comunicação, tais como tipografia, cor, composição e símbolo. Explorar o meio dos jogos de computadores a partir de vários pontos de vista. Definir uma análise da história dos jogos de computador, e explorar a relação entre os jogos e a cultura mais vasta de que fazem parte. Aplicar teorias relevantes à análise da cultura gerada pelos jogos de computador em domínios práticos. A vertente projetual assenta no desenvolvimento de interface gráfico “de época” para videojogo, enquadrado com as referências históricas lecionadas e que evidencie os conhecimentos fundamentais de Design transmitidos no semestre.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Utilização de recursos STEAM. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular; - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, I. (2018), Revolução Interactiva: Compêndio visual de computadores, computadores, consolas doméstica e portáteis, Lisboa, Burb ed. Bolter, J. & Grusin, R. (2000). Remediation - Understanding New Media. MIT Press. De La Roca, O. (2007), An Eye For Color. Nova Iorque: HarperCollins Publishers. Heitlinger, P. (2006). Tipografia – Origens, formas e uso as letras. Lisboa: Dinalivro. Melissinos, C. & O’rourke, P. (2012). The Art Of Videogames: From Pac Man To Mass Effect. New York: Welcome Books. Pastoureau, M. (2016). Azul: História de uma cor. Lisboa: Orfeu Negro. PERAL, J. (2017). Becoming a Video Game Artist: From Portfolio Design to Landing the Job. Boca Raton: CRC Press. Tondreau, B. (2016). Layouts Essential. 100 Principles Design for Using Grids. Massachusetts: Rockport. McCormick,L. (2013). Playing with Type: 50 graphic experiments for exploring typographic design principles. Beverly: Rockport.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não