filmeu

Disciplina Argumento e Narrativas Interativas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC é transversal aos jogos de tabuleiro e jogos digitais sem especializar, e introduz os alunos ao Game Design como componente fundamental dos jogos e do trabalho criativo de definir, explorar e aperfeiçoar uma visão para a experiência jogável de uma obra de jogo original. A UC visa dotar os alunos de uma literacia básica para o Game Design e de competências associadas de especificação, prototipagem e testes. O Game Design é a vertente central do trabalho criativo original em jogos, e enquadra o trabalho nas demais disciplinas do desenvolvimento de jogos. A literacia para o Game Design e a compreensão do processo de desenvolvimento numa ótica de game design são essenciais quer para atividades de Game Designer, quer para qualquer outra função numa equipa de desenvolvimento. A UC é por isso altamente pertinente no ciclo de estudos, não só para unidades curriculares focadas no Game Design, como também para complementar estudos em disciplinas de desenvolvimento e arte.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos Básicos Definir Jogo, Game Design e Desenvolvimento de Jogos; Transmedialidade dos Jogos; Introdução ao Conceito de Perfis de Jogador. Modelo de Criação de Jogos Processo Iterativo em Game Design; Átomos de Game Design; Prototipagem; Testes Informais; Publicar. Elementos Estruturais dos Jogos Regras; Procedimentos; Modelo de Competição; Limites; Recursos; Fontes de Conflito; Resultados; Mecânicas. Game Design a Baixo-nível Pensamento Sistémico; Análise e Síntese; Componentes do Jogo enquanto Sistema (Objetos, Propriedades, Comportamentos, Relações).
  • Objetivos

    Objetivos

    adquirir uma compreensão não-trivial das características dos jogos enquanto objeto e atividade. interiorizar a iteração e experimentação como práticas criativas imprescindível do trabalho de Game Design. saber aplicar técnicas elementares para testes informais com utilizadores. adquirir uma compreensão introdutória de como o design de elementos de jogo a diferentes níveis de abstração e a relação entre elementos e níveis pode afetar a experiência de jogo. ser capaz de realizar trabalho básico de criatividade em game design através de pensamento sistémico, incluindo a capacidade de especificar, prototipar, iterar e testar conceitos originais de pequenos jogos. ser capaz de regularmente trabalhar os jogos enquanto jogos, dada a natureza não-trivial do Game Design e o risco de trabalhar projetos de jogo enquanto outros média, ignorando a sua natureza como jogos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina irá ter uma ligação bastante forte com a disciplina de DJD, no qual os desenvolvimentos das narrativas, personagens e worldbuilding irão estar bastante interligadas com o projeto dessa disciplina. Para além disso os alunos serão dados exemplos práticos de jogos para fazer análise das suas narrativas do ponto de vista de design de jogo, literatura e expectativas como jogador.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BRAITHWAITE, B., & SCHREIBER, I. (2008). Challenges for game designers. Boston: Charles River Media. FULLERTON, T., SWAIN, C., HOFFMAN S. S. (2008). Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games, 2nd Ed. Amsterdam; Boston; Heidelberg; London; New York: Elsevier: Morgan Kaufmann. ISAAC, E. (2022). Building Blocks of Tabletop Game Design: An Encyclopedia of Mechanisms. Routledge. HUNICKE, R., LEBLANC, M., & ZUBEK, R. (2004). MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research. AAAI-04 Workshop on Challenges in Game AI. SALEN, K., ZIMMERMAN, E. (2004). Rules of play: Game design fundamentals. MIT Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios