-
Apresentação
Apresentação
UC de Game Design I lida com a conceção e especificação de jogos, e com a validação de conceitos originais de jogo. O Game Design é como um jogo enquanto obra se distingue de outros jogos, e o que distingue os jogos de outros tipos de obra. A literacia para o Game Design é importante para todas as profissões que intervêm no desenvolvimento de jogos, para enquadrar os seus contributos com o Game Design do projeto. A UC atua sobre o que torna uma obra ou projeto relevante enquanto jogo, como analisar e decompor o funcionamento de um jogo enquanto jogo, e como trabalhar esse funcionamento iterativamente e a múltiplos níveis de abstração, de forma integrada. Ao trabalhar a prototipagem, iteração, valor enquanto obra criativa e enquanto produto, a UC de Game Design I alinha-se com as UC no ciclo de estudos que lidam com experiência de utilizador, desenvolvimento, e colocar o jogo no mercado. Trabalhar o Game Design desde cedo evita re-trabalho de produção visual, áudio, e de código.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1075-16942
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Ponto 1, Iteração para Jogo Digital criar e especificar mecânicas para jogo de plataformas; Level Design para jogo de plataformas; usar ferramenta de prototipagem digital; iterar mecânicas com prototipagem digital. Ponto 2, Processo de Game Design Especificação de Game Design para Jogos de Progressão; rever Modelo Estrutural dos Jogos; Dinâmicas e Dilemas Dinâmicos e Analógicos. Ponto 3, Prototipagem e Testes Formais Fases do Processo de Game Design; Prova de Conceito Formal; Fator-chave, Funcionalidades; Dúvida de Prototipagem para Prova de Conceito; Testes Sistemáticos para Prova de Conceito.
-
Objetivos
Objetivos
conceber pequenos projetos de criação de jogo nos termos relevantes para o funcionamento desse jogo enquanto Game Design; fazer o aproveitamento dos instrumentos de especificação, prototipagem, e testes do Game Design, em todas as fases do ciclo de conceção e desenvolvimento; decompor conceitos de jogos nos seus componentes, avaliando as ligações entre componentes, e definindo prioridades no trabalhar-se o Game Design tendo em vista gerar conhecimento novo de Game Design sobre o conceito em que se está a trabalhar; trabalhar o Game Design iterativamente, com base nas prioridades do funcionamento do Game Design, em que se valida cada componente com prototipagem e testes, e se avança para os demais componentes só com base em validação prévia de conceitos; adquirir técnicas de especificação, prototipagem digital sistemática, e de testes formais com utilizador, bem como de planeamento básico para level design, e saber utilizar estas técnicas iterativamente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular está fortemente orientada a aprendizagem por projeto. Numa primeira fase (ponto 1 dos conteúdos programáticos), os alunos trabalham iterativamente num âmbito estreito de criatividade para o game design, usando uma ferramenta orientada à prototipagem e não à produção (mas que permite aproveitar alguns conhecimentos de produção). Numa fase subsequente (pontos 2 e 3 dos conteúdos programáticos), os alunos interrogam o projeto da unidade curricular de Desenvolvimento de Jogos Digitais I através de técnicas de especificação e testes sistemáticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, E. (2009). Fundamentals of Game Design (2 ed.). Berkeley, CA: New Riders. FULLERTON, T., SWAIN, C., HOFFMAN S. S. (2008). Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games, 2nd Ed. Amsterdam; Boston; Heidelberg; London; New York: Elsevier: Morgan Kaufmann. LEMARCHAND, R. (2021). A Playful Production Process: For Game Designers (and Everyone). MIT Press. MACKLIN, C., & SHARP, J. (2016). Games, Design and Play: A detailed approach to iterative game design. Addison-Wesley Professional. SALEN, K., ZIMMERMAN, E. (2004). Rules of play: Game design fundamentals. MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim