-
Apresentação
Apresentação
O som assume um papel central no contexto da comunicação multimédia e em concreto no domínio dos vídeo jogos. Deste modo, a disciplina assume a importância do discurso áudio nos jogos apresentando um conjunto de abordagens teóricas e práticas que visam dotar os alunos das referências técnicas e estéticas necessárias para a consolidação do design sonoro de um jogo com elevado grau de autonomia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1075-17346
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às perspectivas semióticas do discurso áudio na comunicação multimédia; 2. Articulação entre som/ imagem em contexto de vídeo interactivo; 3. Introdução à Ludologia: perspetivas teóricas na construção de narrativas sonoras para vídeo jogos; 4. Som diegético, não diegético, discreto e não discreto; 5. IEZA framework; 6. Produção áudio para jogos: gestão de comportamentos, emoções e expectativas; 7. Som e gestualidade: relações bio-acústicas entre som e imagem; 8. Efeitos sonoros (SFX) e de modulação: simulação de espaços acústicos reverberantes, eco e efeitos de distorção de sinal; 9. Introdução à Ludomusicologia: video jogos; 10. Introdução às técnicas de captação: foley; 11. AVID Pro tools: especialização em game audio; 12. Introdução ao middle engine: Fmod; 13. Implementação e integração em UNITY; 14. Exercícios de aplicação (trailers vídeo e aplicações em contexto de jogos);
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais sonoros para vídeo jogos, no que se refere especificamente às técnicas de produção, design sonoro e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente: - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico. - Utilização de recursos STEAM. - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular; - Ensino orientado por projecto, no qual os estudantes trabalham em grupo, com revisão entre pares, para a solução de desafios propostos (problemas) pela turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALTEN, Stanley (2010), Audio in Media, Wadsworth ¿ Boston, Cengage Learning. AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: the art if performing sound for film, games and animation, Burlington, Focal Press; CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl, Thomas Delmar Learning. CHILDS, G.W (2006), Creating Music and Sound for Games, Boston, Cengage Learning; COLLINS, Karen (2013), Playing With Sound: A Theory for Interacting With Sound and Music in Video Games, Cambridge, MIT Press; STEVENS, Raybould (2011), The Game Audio Tutorial: a practical guide to sound and music for interactive games, Burlignton, Focal Press STEVENS, Richard (2016), Game Audio Implementation, Burlington, Focal Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não