-
Apresentação
Apresentação
A presente UC versa sobre o campo da User Experience (UX), especificamente aplicada ao design e desenvolvimento de jogos. Assim, e através de uma lente multidisciplinar que conjuga conceptualmente abordagens do Game Design, da Psicologia Cognitiva, da Engenharia, da Interação Humano-Máquina, entre outros, visa capacitar os estudantes na criação de jogos mais intuitivos, acessíveis e capazes de induzir experiências emocionais nos jogadores. Paralelamente, visa estimular o seu pensamento crítico sobre a experiência de jogo, através da produção de propostas alternativas à mesma, enquanto os treina na implementação de playtestings eficazes, desde a recolha dos dados, até à otimização do gameplay, passando pelos modelos de disseminação das conclusões obtidas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1075-17348
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
User Experience (UX) Definição do campo Abordagens centradas na pessoa UX: Usability and Engageability Os 7 pilares da User Experience Motivação e Jogos Emoção e Jogos Análise da Experiência de Jogo Human Computer Interaction (HCI) Conceitos essenciais e como aplicar na criação de jogos com controladores alternativos Avaliação e análise da experiência de interacção num jogo. Controladores Alternativos (alt+CTRL) O que são, quem os cria e em que contextos são jogados Análise de projectos e das tecnologias utilizadas para a sua criação Apresentação do equipamento disponível para o desenvolvimento de jogos alt+CTRL (Arduinos, Raspberry Pi, Makey Makey; entre outros). Playtesting: Modelos e Aplicações Observação sistemática de Sessões de Jogo Questionários de Experiência de Jogo Definição de Playtesting Scripts Recolha e análise de dados Integração de feedback e otimização do gameplay Formatos Visuais de Disseminação Científica: elaboração de posters
-
Objetivos
Objetivos
Capacitar os estudantes na criação de jogos mais intuitivos, acessíveis e capazes de induzir experiências emocionais nos jogadores. Dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos, de índole multidisciplinar, que lhes permitam avaliar criticamente a experiência dos utilizadores e otimizá-la. Capacitar os estudantes para a condução de playtestings com utilizadores diversos, bem como para a análise dos dados obtidos, integração do feedback e implementação de ciclos de UX. Através da criação de controladores alternativos para jogos clássicos, explorar e avaliar o impacto do tipo de interação na experiência de jogo, recorrendo as conhecimentos anteriormente elencandos, estimulando o seu pensamento crítico e familiaridade com formatos de dissminação científica. Introduzir os estudantes a tecnologias de Computação Física utilizadas, não só na área de Videojogos, como também nas áreas de Performance e Instalação Interactiva.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem são utilizadas, nomeadamente: - métodos participativos e interativos, sob métodos completamente expositivos. - o desenvolvimento da experiência com controladores alternativos, do playtesting e a elaboração do poster científico, consistem em aulas práticas, de formato tutorial.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bateson, P. & Martin, P. (2013). Play, Playfulness, Creativity and Innovation. Cambridge University Press. Drachen, A., Mirza-Babaei, P., & Nacke, L. E. (2018). Games User Research. Oxford University Press. Isbister, K. & Hodent, C. (2022). Game Usability: Advice from the Experts for Advancing UX Strategy and Practice in Videogames (2nd Edition). Routledge). Hodent, C. (2017). The Gamer's Brain: How Neuroscience and UX Can Impact Video Game Design. Routledge Hodent, C. (2021). What UX is Really About: Introducing a Mindset for Great Experiences. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não