-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de História da Arquitectura III centra-se na análise crítica do papel da arquitectura e urbanismo no contexto internacional na resposta às problemáticas alargadas da modernidade. Procuram-se perceber a emergência e as transformações na sociedade moderna industrial e o papel que arquitectos e urbanistas desempenharam na resposta aos desafios arquitectónicos, urbanos e territoriais. Essa compreensão da história da arquitectura moderna estrutura-se a partir dos seus determinantes lugares e momentos históricos, convocando as principais figuras e obras significativas que marcam essas transformações ideológicas e materiais. Os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular permitem aproximar os discentes do projecto arquitectónico moderno e suas novas questões e problemáticas fundamentais, na continuidade das anteriores unidades curriculares de História da Arquitectura de âmbito internacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-11374
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Os modelos reformistas dos Socialistas Utopicos. Jean-Battiste Godin, Familistério, Guise, 1859. 2. A construção em altura da Escola de Chicago: Louis Sullivan & Dankmar Adler, Edifício Auditorium, Chicago, 1889. 3. A espacialidade total da Arte Nova: Antoni Gaudi, Casa Milà, Barcelona, 1910. 4. O racionalismo exaltado da Secessão: Otto Wagner, Caixa Postal, Viena, 1906. 5. A tecnologia dinâmica da Máquina Moderna: Pierre Chareu, Casa de Vidro, Paris, 1931. 6. A abstração funcionalista do Movimento Moderno: Walter Gropius, Bauhaus, Dessau, 1926. 7. O organicismo experimental do Modernismo: Frank Lloyd Wright, Escritórios Johnson Wax, Racine, Wisconsin, 1939. 8. A síntese entre o racional e o simbólico na Revisão Moderna: Le Corbusier, Convento de La Tourette, Éveaux, 1957. 9. A sintese entre modernidade e tradição da Revisão Moderna: Alvar Aalto, Câmara Municipal, Saynatsalo, 1952. 10. A utopia tecnológica do High-Tech: Renzo Piano & Richard Rodgers, Centro Georges Pompidou, Paris, 1977.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de História da Arquitectura III pretente dar uma perspectiva crítica da arquitectura moderna de meados do século XIX ao final do século XX. O objectivo é cruzar os conhecimentos já adquiridos da história da arquitectura com o projecto arquitectónico moderno. Pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos sobre os principais arquitectos e urbanistas e obras de referência da arquitectura e urbanismo na modernidade. Procura-se que os discentes relacionem a produção arquitectónica e urbana com as abordagens teóricas dos arquitectos e as leituras dos historiadores da arquitectura moderna de referência. Finalmente, procura-se não só estabelecer as ligações entre os âmbitos da profissão e da disciplina, como revelar o vínculo que se manifesta na relação entre as problemáticas da sociedade moderna e contemporânea e a reconfiguração da disciplina da arquitectura.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas de História da Arquitectura III serão constituídas principalmente por três vertentes complementares. Por um lado, serão efectuadas sessões expositivas pelo docente das temáticas da unidade curricular, devidamente acompanhadas por material audiovisual. Por outro lado, serão realizadas leituras de textos e visualização documentários seleccionados das temáticas históricas e teóricas em estudo, de forma a promover o debate crítico colectivo. Finalmente, o desenvolvimento dos trabalhos dos discentes será acompanhado ao longo do semestre, através de discussão e orientação com o docente. A avaliação desta unidade curricular é composta por três vertentes: 1. Apresentação em aula por grupos de Documentário da série "Architectures" sobre caso de estudo lançado pelo docente (40%) 2. Elaboração em grupo de Ensaio Histórico sobre caso de estudo baseado nas Histórias da Arquitectura Moderna e nas Antologias Teóricas sobre a modernidade (50%) 3. Assiduidade e Participação (10%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BANHAM, Reyner. Theory and Design in the First Machine Age. Reed, 1960. BENEVOLO, Leonardo. Storia dell'Architettura Moderna. Gius / Laterza, 1992 [1960]. COHEN, Jean-Louis. The Future of Architecture Since 1889: A Worldwide History. Phaidon, 2011. FRAMPTON, Kenneth. Modern Architecture: A Critical History. Thames & Hudson, 1992 [1980]. GIEDION, Sigfried. Space, Time and Architecture: The Growth of a New Tradition. Harvard University Press, 1969 [1941]. RODRIGUES, José Manuel (ed.). Teoria e Crítica de Arquitectura: Século XX. Ordem dos Arquitectos / Caleidoscópio, 2010. TAFURI, Manfredo; DAL CO, Francesco. Modern Architecture 1/2. Harry N. Abrams / Academy Editions / Electa, 1979-80 [1976]. TOURNIKIOTIS, Panayotis. The Historiography of Modern Architecture. The MIT Press, 1999. ZEVI, Bruno. Storia dell'Architettura Moderna. Einaudi, 1950
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não