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Disciplina Desenho Arquitetónico II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Desenho Arquitectónico II, com duração de 1 semestre é constituída por aulas teórico-práticas, com duração de 5 horas semanais. Dado o actual estado de pandemia em que nos encontramos, grande parte das aulas serão leccionadas no sistema de ensino à distância (e-learning). Dentre os diversos objectivos a atingir, pretende-se: Aproximar o estudante de Arquitectura da prática do esboço configurado como processo criativo, referenciando o desenho como forma de pensar e comunicar; Explorar o domínio do espaço arquitectónico através da representação do próprio espaço, seguindo abordagens e estratégias variadas; Dar início ao processo de formalização de uma linguagem de autor.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Vanguardas Artísticas do início do séc. XX Exercício de reflexão sobre duas das vanguardas artísticas deste período, tanto ao nível da tentativa de valorização do Homem sobre a máquina, como das soluções gráficas propostas. O referencial e o observador (referencial em movimento perante observador estático; referencial estático perante observador em movimento). questionamento dos dogmas cartesianos. Tectónico vs estereotómico A arquitectura da matéria e a arquitectura que busca a desmaterialização e, com isso, a luz. Como expressar uma e outra através do desenho. A magem interpretada através de colagens. Com o objectivo de desenvolver nos alunos um pensamento abstracto capaz de apurar o processo de conceptualização do projecto de arquitectura, são propostos diversos registos gráficos de carácter abstracto que os alunos deverão olhar como sendo um esquisso de arquitectura. Indicadores de profundidade A escala do bjecto, escala do lugar
  • Objetivos

    Objetivos

    - Reconhecimento da expressão do desenho com intensidade e movimento: · Situar os temas desenhados no tempo e no espaço; · Conhecer os procedimentos do desenho em perspectiva; · Dominar a escala humana num esboço arquitectónico; · Saber interpretar e fundir imagens; · Sintetizar e comunicar uma ideia criativa através do desenho; · Utilizar o desenho conceptual dominando a composição.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    RODRIGUES, Ana L. Madeira, (2000) O Desenho, Ordem do pensamento arquitectónico, Editorial Estampa, Lisboa. MOLINA, Juan J. G. (coord.), (2005) El Manual de Dibujo ? Estrategias de su Enseñanza en el Siglo XX. Madrid, Ediciones Cátedra ROBBINS, Edward (1994), Why Architects Draw. Massachusetts: MIT Press  
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