-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Teorias do Espaço centra-se na questão do espaço na modernidade e pós-modernidade, tendo em conta a afirmação da condição metropolitana e a constituição, evolução e crítica do projecto arquitectónico moderno. O conceito de espaço convoca uma pluralidade de discursos de múltiplos campos de saber que atravessam a arquitectura e o urbanismo no século XIX e XX. A contaminação com as ciências sociais e humanas e com as investigações artísticas potencia uma abertura do campo da arquitectura, entendida como uma prática disciplinar complexa e integrada. Pretende-se uma compreensão do fenómeno arquitectónico como um processo onde espaço e tempo contribuem para a construção dinâmica de conceitos em arquitectura, em proximidade quer com as questões da cidade e da paisagem, quer com os contextos históricos, culturais e sociais. Finalmente, procura-se promover uma maior consciencialização do projecto arquitectónico como acto cultural teoricamente fundamentado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-12633
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às teorias do espaço. Espaço percebido, espaço representado e espaço concebido. 2. A problemática filosófica da modernidade. As definições de modernidade, modernização e pós-modernidade. 3. O fenómeno metropolitano e a urbanização. A experiência da grande cidade e a afirmação capitalista e industrial. 4. O projecto arquitectónico moderno. As vanguardas como resposta programática à condição metropolitana. 5. A megaestrutura nos anos 60 e 70. As utopias perante a sociedade de consumo e comunicação generalizada. 6. A influência disciplinar da fenomenologia na arquitectura, As manifestações arquitectónicas do espaço fenomenológico. 7. A influência disciplinar da semiologia na arquitectura. As manifestações arquitectónicas do espaço semiológico. 8. A influência disciplinar da teoria crítica na arquitectura. A disciplina entre a autonomia e a interdisciplinaridade.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular propõe uma abordagem teórica e crítica às questões da espacialidade em arquitectura ao longo da modernidade e pós-modernidade. Procura reflectir sobre a pluralidade da produção teórica sobre a questão do espaço em arquitectura, segundo uma perspectiva abrangente e crítica. No âmbito dos discursos do espaço, compreende tanto a sua génese e desenvolvimento histórico das suas interpretações, como as condições e contextos sócio-culturais em presença. Pretende-se abordar as questões do espaço num sentido simultaneamente temático e cronológico. No entanto, dada a natureza aberta das questões abordadas a perspectiva adoptada será tanto crítica como histórica, compreendendo as grandes problemáticas contemporâneas do espaço. A aquisição de conhecimentos visa ainda um amadurecimento na reflexão crítica sobre a criação e recepção arquitectónicas na contemporaneidade, com repercussões importantes numa prática mais consciente e fundamentada do projecto arquitectónico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão constituídas principalmente por três vertentes complementares. Por um lado, serão efectuadas sessões expositivas pelo docente das temáticas da unidade curricular, devidamente acompanhadas por material audiovisual. Por outro lado, serão realizadas leituras de textos fundamentais com os discentes das temáticas teóricas em estudo, de forma a promover o debate crítico colectivo. Finalmente, o desenvolvimento dos trabalhos dos discentes será acompanhado ao longo do semestre, através de discussão e orientação com o docente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CATTANEO, Elisa C. (ed.) (2015) Loaded Void: City Theory Since 1956. Santacangelo di Romagna: Maggioli. CHOAY, Françoise (ed.) ([1979] 2002), O Urbanismo: Utopias e Realidades. Uma Antologia. São Paulo: Perspectiva. UR/22-BC CONRADS, Ulrich (ed.) (1971). Programs and Manifestoes on 20th-Century Architecture. Cambridge-Massachusetts: The MIT Press. AQ/282-BC LEACH, Neil (ed.) (1997). Rethinking Architecture: A Reader in Cultural Theory. London/New York: Routledge. AQ/192-BC RODRIGUES, José Manuel (ed.) (2010). Teoria e Crítica de Arquitectura: Século XX . Lisboa: Ordem dos Arquitectos / Caleidoscópio. AQ/412-BC TAFURI, Manfredo ([1980] 1984). La Esfera y el Laberinto: Vanguardias y Arquitectura de Piranesi a los Anos Setenta . Barcelona: Gustavo Gili. VÁZQUEZ, Carlos García (2016). Teorías e História de la Ciudad Contemporánea : Barcelona: Gustavo Gili.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não