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Disciplina Projeto de Arquitetura VI

  • Apresentação

    Apresentação

    Projeto de Arquitetura VI é a unidade curricular que coloca o aluno a projectar habitação colectiva em diálogo com o contexto histórico, relacionando o ideal com a realidade, na procura de criar condições para uma criatividade atenta, consciente, e sensível. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos a serem desenvolvidos ao longo do semestre têm diferentes vertentes: - Numa primeira fase o aluno vai confrontar-se com o local, percepcionar as suas qualidades, e proceder à representação da realidade através de peças desenhadas (escala 1:200 e 1:100) e de uma maqueta física (escala 1:100). - Numa segunda fase o aluno vai testar hipóteses de implantação e volumetria, relacionando-as com a via pública, com os terrenos vizinhos, e com os espaços públicos a serem criados, e representando-as nas escalas acima referidas. - Numa terceira e penúltima fase, o aluno vai propor a sua concepção de habitação colectiva, articulando  as tipologias com a implantação, a volumetria,  e o espaço público anteriormente desenvolvidos, bem como com as zonas comuns interiores. - Por fim, o aluno desenvolverá o projecto até uma fase que procura ser equivalente à de um Licenciamento, onde o espaço, a estrutura, a materialidade, e a gramática de alçados estão consolidados.   
  • Objetivos

    Objetivos

    - Estimular o acto de criação arquitectónica, tendo em vista a beleza do local, a função, e os utilizadores. - Desenvolver a capacidade de representar a realidade e dialogar com ela. - Desenvolver a capacidade de interpretar um programa. - Desenvolver a capacidade de concepção de tipologias habitacionais, bem como de concepção de espaço público, em articulação com especificidades físicas e culturais de um contexto. - Desenvolver a capacidade de articular um projecto de arquitectura com a engenharia, em particular com a estabilidade, térmica, ventilação, e abastecimento e saneamento de águas.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método de ensino contemplará: Aulas Teóricas com a apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios do projecto, nomeadamente ao que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de habitação colectiva, e às complexidades de intervir em contexto histórico. Aulas com arquitectos convidados familiarizados com a temática da unidade curricular. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua, recebendo orientação dos docentes no acompanhamento dos trabalhos, bem como nas apresentações intercalares. Visitas a obras de arquitectura.   Critérios de Avaliação: 20% Primeira Fase 20% Segunda Fase 20% Terceira Fase 40% Quarta Fase (Projecto Final)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Frampton, Kenneth (2002). Teoria. Editora Gustavo Gili, Barcelona, 2020. Norberg-Schulz, Christian (1984). The concept of dwelling: On the way to figurative architecture. Electa/Rizzoli, New York, 1993. Rossi, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade. Edições Cosmos, Lisboa, 2001. Rykwert, Joseph (1976). The idea of a Town.  MIT Press, New Jersey, 1989. Siza, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência. Edições 70, Lisboa, 2000. Távora, Fernando (1962). Da Organização do Espaço. Faup Edições, Porto, 1999 Wilson, Colin St John. The Other Tradition of Modern Architecture: The Uncompleted Project. Black Dog Publishing, London, 2007.    
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