filmeu

Disciplina Projeto de Arquitetura VII

  • Apresentação

    Apresentação

    Projecto de Arquitetura VII é a unidade curricular que desenvolve no início do 2º ciclo de estudos a consolidação e domínio metodológico dos processos de projeto e que fomenta a operatividade da cultura arquitetónica, relacionando os domínios teóricos e referenciais com a prática projetual, criando as condições para a criatividade consciente, fomentando nos alunos uma tomada de consciência da ação do arquiteto como agente moderador da realidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos têm duas vertentes: a primeira reporta-se, quer às propostas utopistas de espaços educativos para crianças que surgiram na Europa após a Revolução Industrial: R. Owen (1771-1858), C. Fourier (1772-1837), J.-B. Godin (1817-1888); quer às noções e ideias da pedagogia infantil, desde F. Fröbel (1782-1852), M. Montessori, (1782-1852), F. Tonucci (n.1940), Carlos Neto; por outro, reportam-se às influências que aquelas ideias e propostas tiveram em edifícios do séc. XX, destinados à educação da primeira infância. A segunda vertente reporta-se à compreensão da correlação dos seguintes domínios na concepção de um conjunto de referências da arquitetura dos séc. XX e XXI, e de edifícios contemporâneos com programas destinados à educação infantil: 1- Programa, Organização Funcional, Composição, Forma e Construção, 2 - Implantação. Interacção edifício/lugar; Interacção edifício / espaço público, 3 - Concepção Arquitetónica: espaço, estrutura e materialidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    1- Estimular a criação arquitectónica consciente, tendo em vista as pessoas e os utilizadores. 2- Promover a operatividade no projeto da cultura arquitetónica. 3- Consolidação e domínio metodológico dos processos de projeto, expressando uma requalificação do lugar. 4- Competências em organizar eficaz e funcionalmente um programa com componentes variáveis, correlacionando numa síntese os aspectos culturais, ambientais e de contexto com espaço, opções estruturais, técnicas e materiais. 5- Competências de representação, nas várias escalas e técnicas de desenho, e na elaboração de modelos tridimensionais - físicos e digitais - resultante de uma consolidação dos processos de projeto. 6- Competências de comunicação oral focada na problemática e estratégia do projeto. 7- Tomada de consciência da acção do arquiteto como agente moderador da realidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aulas teóricas: - Aulas expositivas com apresentação de conteúdos de apoio ao desenvolvimento dos exercícios de projecto, nomeadamente no que respeita à cultura arquitectónica, às temáticas de requalificação de áreas urbanas, organização funcional, composição arquitectónica e opções construtivas. - Sessões de debate. 2. Aulas com arquitectos e especialistas convidados. 3. Aulas teórico-práticas em sistema de avaliação contínua. - Orientação pedagógica partilhada dos docentes - acompanhamento conjunto dos trabalhos dos alunos - Exposição conjunta de trabalhos para fomentar a auto-crítica. - Sessões intercalares de crítica comparada. - Progressão gradual do projecto de acordo com etapas de trabalho previamente agendadas. - Visitas a obras de arquitetura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020. MONEO, Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual, en la obra de ocho arquitectos contemporaneous, Actar, Barcelona, 2004. MONTANER, Josep Maria (2016). A Condição Contenporânea da Arquitetura. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2020. NETO, Carlos (2020). Libertem as Crianças. A urgência de brincar e ser ativo. Contraponto Editores, Lisboa, 2020 PALLASMAA, Juhani (2018). Essências. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2018. ROSSI, Aldo (1962). A Arquitectura da Cidade. Edições Cosmos, Lisboa, 2001. SERAPIÃO, Fernando; WISNIK, Guilherme (2019) – Infinito Vão. 90 Anos de Arquitectura Brasileira. Catálogo da exposição. Casa da Arquitectura. Editora Monolito. Matosinhos. SIZA, Álvaro (2000). Imaginar a Evidência Edições 70, Lisboa, 2000.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios