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Apresentação
Apresentação
Conhecer os elementos construtivos básicos da arquitetura, associando a sua utilização à composição formal, às proporções e escalas. Saber representar adequada e gráficamente a utilização dos diferentes elementos construtivos através de exercícios simples de levantamento e reconhecimento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14605
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceito de materialidade formal na Arquitectura. Noção de estrutura, envelope ou envolvente, espaço, cubicagem, vãos exteriores e interiores. Dimensionamentos mínimos e obrigatórios. Regulamentos a observar. - Componentes essenciais de uma construção, incluindo fundações e elementos de suporte. Noção de materiais de construção. Levantamento de elementos construtivos. Pormenorização primária. - História da construção através da evolução dos processos construtivos e das tecnologias tradicionais. A arquitetura militar e da Igreja no desenvolvimento das técnicas, da arquitetura e das artes. - Sensibilidade aos materiais relacionando os aspetos técnicos com os aspetos percetivos, sensitivos e de expressão. - Noções de desenho técnico: formas de representação; as escalas usuais; formatos de folha, e dobragens. - Coberturas e os diversos materiais apropriados. Noção de vãos e de carga e sobrecarga. Asnas e as peças que as compõe. Esforços que suportam.
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer a evolução histórica e a história recente da construção e dos materiais usados em interiores e exteriores. - Associar a escolha dos sistemas construtivos e dos materiais às diferentes tipologias arquitetónicas. - Conhecer os diferentes tipos de estruturas, de coberturas e de revestimentos exteriores a utilizar, através de exercícios práticos, onde o aluno demonstre sensibilidade, proporções, escalas e expressão concetual.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino apoiar-se-á numa parte no método expositivo apoiado em apresentação de casos, e noutra parte na investigação dos alunos. Nos exercícios, a representação arquitectónica incluirá levantamentos simples de elementos da construção, para a indução da percepção da Arquitectura, quer através da representação manual quer através do desenho assistido quer ainda através das noções de escala e de qualidade, forma e dimensão dos materiais usados. Serão realizadas visitas de estudo. Elemento de Avaliação Ponderação na nota final 2 trabalhos executados na sala de aula
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Mascarenhas, J. Sistemas de construção, Vol I a V - Livros Horizonte Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC - Ching, F.D.K. (1988) visual de Arquitectura ¿Barcelona: GG Cota : AQ/156-BC (versão inglesa) -Rodrigues, M.J.M. [et al.] (1996). Vocabulário técnico e crítico de arquitectura. Coimbra: Quimera Editores. Cota : AQ/35-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não