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Disciplina Introdução à Teoria e História da Arquitetura II

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos reportam-se ao conhecimento da arquitetura do ocidente, entre 1760 e 1960 - do Neoclacissismo à revisão do Movimento Moderno - através da apresentação  de obras icónicas, que servem de referência ao repertório erudito que os estudantes de arquitetura devem conhecer, composto por seis Critérios Temáticos (ver Quadro I): 1- Parques, Jardins e Cemitérios, 2- Arquitetura Industrial, 3- Arquitetura Efémera,  4- Habitação Individual, 5- Habitação Comunitária e Coletiva, 6- Escolas do Ensino Superior. 7- Capelas e Igrejas. A componente teórica baseia-se numa abordagem introdutória a movimentos estéticos e teorias que acompanham cada um dos edifícios e no entendimento dos seus aspetos conceptuais que se manifestam: 1- na implantação, composição, forma, função, luz, cor e características físicas; 2- na escala, dimensões, proporções, articulação de pisos, circulação, bem como atributos do espaço - amplo/diminuto, transparente/opaco, aberto/encerrado, em compressão ou em expansão.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos abordados nas aulas expositivas reportam-se à arquitetura do ocidente, entre 1760 e 1960, período que, grosso modo, segue o da História da Arte Ocidental, 1780-1980, de José-Augusto França (1987) ¿ que consta na bibliografia ¿ recuando cerca de duas décadas, no início e no fim: balizado, no início, ao Neoclassicismo e convulsões imediatas à Revolução Francesa, terminando com a revisão crítica do Movimento Moderno. No que diz respeito a Portugal, está enquadrado entre dois importantes acontecimentos: Terramoto de Lisboa de 1755 e Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, 1955-1961. O repertório apresentado no Quadro I dos Critérios Temáticos integra 129 obras de referência deste período, todavia, é fundamentalmente constituído por edifícios construídos na transição do século XIX para o século XX, e edifícios da primeira metade do século XX.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular apresenta-se como uma segunda abordagem aos fundamentos disciplinares da arquitetura, tendo os seguintes objectivos: 1- Familiarizar os alunos com a mais relevante produção que estrutura a História da Arquitetura; 2- Compreender as condições que deram origem às obras icónicas do período em estudo; 3- Identificar os valores que cada obra per si apresenta em superação das condições anteriormente existentes; 4- Criar um sistema analítico e crítico comparativo de obras; 5- Desenvolver métodos de aprofundamento dos temas tratados em três vertentes: 5.1- Contribuir para o enriquecimento formativo do aluno, enquanto auxiliar da construção dum repertório individual de suporte à prática da arquitetura; 5.2- Contribuir para o enriquecimento formativo de experimentação de métodos de pesquisa e de investigação; 5.3- Contribuir para a seleção de critérios de fundamentação da crítica da arquitectura, de forma a evitar a subjectividade e a discricionariedade da apreciação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias previstas são relativas à articulação entre os conhecimentos de âmbito teórico veiculados em sala de aula (com recurso a projeção de slide's show e filmes) e a sua articulação com o trabalho prático solicitado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BENEVOLO, Leonardo - História de la Arquitectura Moderna , Editorial Gustavo Gili, S.A. Barcelona, 1974, 5ª edição ampliada 1982, ISBN: 84-252-0797-5. FRANÇA, José-Augusto - História da Arte Ocidental , 1780-1980, Livros Horizonte, Lisboa, 1988. SIMITCH, Andrea; WARKE, Val - The Language of Architecture: 26 principles Every Architect Should Know , Rockport Publishers, Beverly, MA, 2014. SOLÀ-MORALES, Ignasi et alii - Introducción a la arquitectura: Conceptos fundamentales, Ediciones UPC, Barcelona, 2000. UNWIN, Simon - Twenty-Five Buildings Every Architect Should Understand, Routledge, Londres, 2015. VEN, Cornelis van de - El Espaco en Arquitectura , Ediciones Cátedra, S. A Madrid, 1981.  
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