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Apresentação
Apresentação
As sociedades desenvolvidas impõem a conservação dos valores e dos significados das áreas urbanas antigas. A intervenção arquitetónica nessas áreas exige o recurso a metodologias específicas que se estudam nesta disciplina.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-1857
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Reabilitação e conservação de edifícios antigos de construção corrente: Tipos de intervenção e regras de procedimento; avaliação e análise de patologias em edifícios antigos de construção corrente com vista à sua recuperação; opções face ao programa proposto. Conservação de edifícios: Reforços estruturais; alvenarias e seus reforços; pavimentos e coberturas tradicionais; cantarias; rebocos tradicionais e correntes; estuques; materiais cerâmicos e de revestimento; redes de infraestruturas. Metodologia do projeto de reabilitação: Análise das características arquitetónicas das construções existentes; compatibilização de funções; princípios da intervenção mínima; operações regulares de manutenção.
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Objetivos
Objetivos
(1) Aprender as metodologias próprias da arquitetura para estudar e caracterizar os edifícios antigos de modo a poder reabilitá-los e adaptá-los a outras funções e programas, tornando-os compatíveis com a legislação em vigor e com as exigências atuais de segurança e conforto. (2) Dominar a metodologia de levantamento e análise de edifícios antigos com vista à sua reabilitação física e funcional. (3) Conhecer as regras básicas para introduzir melhorias estruturais e arquitetónicas, respeitando as características principais dos edifícios antigos e saber aproveitá-los sem os demolir, tendo em vista o equilíbrio energético e ambiental.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas é privilegiada uma metodologia ativa, onde os alunos são os maiores responsáveis pelo seu processo de aprendizagem, a partir do estudo que fazem de um edifício antigo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AGUIAR, José, e outros, (2002), Guião de apoio à reabilitação de edifícios habitacionais, LNEC, Lisboa Cota: EC/394-BC APPLETON, João 1ª ed., (2003), Reabilitação de edifícios antigos: Patologias e tecnologias de intervenção. Orion. Amadora. Cota: AQ/251-BC TEIXEIRA, Gabriela Barbosa, (1998), Diálogos de edificação: Estudo de técnicas tradicionais de construção, CRAT, Porto. Cota: EC/2-BC
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não