-
Apresentação
Apresentação
A presente UC abordará como temas as diversas manifestações da arquitectura da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-Clássica e parte da Idade Média. Tal como as outras disciplinas de História da Arquitectura, tem como objectivo, para além do próprio âmbito, constituir-se como base conceptual e instrumental para as disciplinas de projecto. O entendimento da arquitectura na história será fundamental, quer para formular novas propostas quer para intervir sobre o já construído. A presente UC, pretende, ainda, ser, um contributo para que o estudante olhe a arquitectura pela via do humano e do poético.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-2341
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pré-História 1.1 Paleolítico 1.2. Neolítico 1.3. Os castros Celtas 2. Antiguidade 2.1. Próximo Oriente Antigo 2.2. Egipto, Mesopotâmia e Pérsia 2.3. Egeu: as Civilações Minóica e Micénica 3. Idade Média 3.1. Arquitecturas paleo-cristã e bizantina 3.2. Pré-românico e românico 3.2.1 Renascimento Carolíngio 3.2.2. Pré-Românico 3.2.3 Românico 3.3. Gótico
-
Objetivos
Objetivos
Entendimento do panorama arquitectónico prático e teórico da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-clássica e da Idade Média e da sua presença nas actuais prática e teoria da arquitectura. Entendimento da História e da Teoria da Arquitectura na conjuntura cultural mais alargada ao longo da História. Entendimento da relação entre proposições teóricas e técnicas/tecnológicas. Entendimento do passado e de como este pode ser instrumental no pensar as novas problemáticas que surgirão à Arquitectura no presente e no futuro. Entendimento da História como disciplina instrumental no pensar o projectar em Arquitectura.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Cada tema a desenvolver deverá ser enquadrado na conjuntura intelectual e cultural, em geral, e, na artística, em particular. Far-se-á uso do desenho na medida em que este proporciona um melhor entendimento do objecto arquitectónico e é instrumento fundamental na formulação da sua síntese. Far-se-há também o uso à linguagem escrita com forma de sítese descritiva e treino na observação do objecto arquitectónico. Pensa-se o vocabulário específico de cada momento da história como meio de relacionar o objecto arquitectónico com os respectivos métodos construtivos, materiais, significados, etc. Abstrair da linguagem e de outros constrangimentos específicos de cada momento histórico para relacionar o objecto em análise com outros contemporâneos é também proposto. Os alunos são chamados a participar em todas as aulas quer através de respostas mais directas a perguntas concretas quer através de reflexões que emerjam do discurso em curso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BENEVOLO, Leonardo; ALBRECHT, Benno - As Origens da Arquitectura . Lisboa: Edições 70, 2004. - KOSTOF, Spiro - A History of Architecture: Settings and Rituals . Oxford: oxford University Press, 1995. - NORBERG-SCHULTZ, Christian - Arquitectura Occidental . Barcelona: Gustavo Gili, 2000. - ROTH, Leland M - Understanding Architecture: Its Elements, History and Meanings . Abingdon: Routledge, 2018. - LLERA,Ranón Rodriguez - Breve História da Arquitectura, Lisboa, Editorial Estampa, 2006 - MOFFET, Marian, FAZIO, Michael, WODEHOUSE, Lawrence, A World History of Architecture, Singapura, Laurence King Publishing, 2003.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não