filmeu

Disciplina História da Arquitetura I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC abordará como temas as diversas manifestações da arquitectura da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-Clássica e parte da Idade Média. Tal como as outras disciplinas de História da Arquitectura, tem como objectivo, para além do próprio âmbito, constituir-se como base conceptual e instrumental para as disciplinas de projecto. O entendimento da arquitectura na história será fundamental, quer para formular novas propostas quer para intervir sobre o já construído. A presente UC, pretende, ainda, ser, um contributo para que o estudante olhe a arquitectura pela via do humano e do poético.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pré-História 1.1 Paleolítico 1.2. Neolítico 1.3. Os castros Celtas 2. Antiguidade 2.1. Próximo Oriente Antigo 2.2. Egipto, Mesopotâmia e Pérsia 2.3. Egeu: as Civilações Minóica e Micénica 3. Idade Média 3.1. Arquitecturas paleo-cristã e bizantina 3.2. Pré-românico e românico 3.2.1 Renascimento Carolíngio 3.2.2. Pré-Românico 3.2.3 Românico 3.3. Gótico
  • Objetivos

    Objetivos

    Entendimento do panorama arquitectónico prático e teórico da Pré-História, da Antiguidade Oriental e Pré-clássica e da Idade Média e da sua presença nas actuais prática e teoria da arquitectura. Entendimento da História e da Teoria da Arquitectura na conjuntura cultural mais alargada ao longo da História. Entendimento da relação entre proposições teóricas e técnicas/tecnológicas. Entendimento do passado e de como este pode ser instrumental no pensar as novas problemáticas que surgirão à Arquitectura no presente e no futuro. Entendimento da História como disciplina instrumental no pensar o projectar em Arquitectura.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Cada tema a desenvolver deverá ser enquadrado na conjuntura intelectual e cultural, em geral, e, na artística, em particular. Far-se-á uso do desenho na medida em que este proporciona um melhor entendimento do objecto arquitectónico e é instrumento fundamental na formulação da sua síntese. Far-se-há também o uso à linguagem escrita com forma de sítese descritiva e treino na observação do objecto arquitectónico. Pensa-se o vocabulário específico de cada momento da história como meio de relacionar o objecto arquitectónico com os respectivos métodos construtivos, materiais, significados, etc. Abstrair da linguagem e de outros constrangimentos específicos de cada momento histórico para relacionar o objecto em análise com outros contemporâneos é também proposto. Os alunos são chamados a participar em todas as aulas quer através de respostas mais directas a perguntas concretas quer através de reflexões que emerjam do discurso em curso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - BENEVOLO, Leonardo; ALBRECHT, Benno - As Origens da Arquitectura . Lisboa: Edições 70, 2004. - KOSTOF, Spiro - A History of Architecture: Settings and Rituals . Oxford: oxford University Press, 1995. - NORBERG-SCHULTZ, Christian - Arquitectura Occidental . Barcelona: Gustavo Gili, 2000. - ROTH, Leland M - Understanding Architecture: Its Elements, History and Meanings . Abingdon: Routledge, 2018. - LLERA,Ranón Rodriguez - Breve História da Arquitectura, Lisboa, Editorial Estampa, 2006 - MOFFET, Marian, FAZIO, Michael, WODEHOUSE, Lawrence, A World History of Architecture, Singapura, Laurence King Publishing, 2003.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios