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Apresentação
Apresentação
A presente UC abordará como tema a Idade Média, do proto-românico carolíngio e merovíngio e como se inscreve na evolução do Bizantino, mas essencialmente do Românico e do Gótico e a transição para o Renascimento. Tal como as outras disciplinas de História da Arquitectura, tem como objectivo, para além do próprio âmbito, constituir-se como base conceptual e instrumental para as disciplinas de projecto. Pretende que o estudante entenda os diversos aspectos associados à arquitectura medieval e também dar ao aluno a capacidade de saber observar, vendo semelhanças e diferenças e as características dos diferentes estilos na cultura ocidental. Fazer o aluno entender como as formas evolucionam até ao presente e poder raciocinar, com responsabilidade, sobre o seu presente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-2400
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- 1.1- A arquitectura proto românica carolíngia e merovíngia e como se enraíza na arquitectura bizantina. 1.2- A arquitectura românica como herdeira da arquitectura romana do Ocidente e do Oriente 2- A arquitectura Gótica. 3- O Gótico final e a sua transição para o Renascimento
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Objetivos
Objetivos
Entendimento do panorama arquitectónico prático e teórico da Idade Média e da sua presença nas actuais prática e teoria da arquitectura. Entendimento da História e da Teoria da Arquitectura na conjuntura cultural mais alargada ao longo da História. Entendimento da relação entre proposições teóricas e técnicas/tecnológicas. Entendimento do passado e de como este pode ser instrumental no pensar as novas problemáticas que surgirão à Arquitectura no presente e no futuro. Entendimento da História como disciplina instrumental no pensar o projectar em Arquitectura.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Cada tema a desenvolver deverá ser enquadrado na conjuntura intelectual e cultural, em geral, e, na artística, em particular. Far-se-á uso do desenho na medida em que este proporciona um melhor entendimento do objecto arquitectónico e é instrumento fundamental na formulação da sua síntese. Far-se-á também o uso à linguagem escrita com forma de síntese descritiva e treino na observação do objecto arquitectónico. Pensa-se o vocabulário específico de cada momento da história como meio de relacionar o objecto arquitectónico com os respectivos métodos construtivos, materiais, significados, etc. Os alunos são chamados a participar em todas as aulas quer através de respostas mais directas a perguntas concretas quer através de reflexões que emerjam do discurso em curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- BENEVOLO, Leonardo; ALBRECHT, Benno - As Origens da Arquitectura . Lisboa: Edições 70, 2004. - KOSTOF, Spiro - A History of Architecture: Settings and Rituals . Oxford: oxford University Press, 1995. - NORBERG-SCHULTZ, Christian - Arquitectura Occidental . Barcelona: Gustavo Gili, 2000. - ROTH, Leland M - Understanding Architecture: Its Elements, History and Meanings . Abingdon: Routledge, 2018. - LLERA, Ranón Rodriguez - Breve História da Arquitectura, Lisboa, Editorial Estampa, 2006 - MOFFET, Marian, FAZIO, Michael, WODEHOUSE, Lawrence, A World History of Architecture, Singapura, Laurence King Publishing, 2003
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não