-
Apresentação
Apresentação
Os alunos ficarão com conhecimentos suficientes dos diversos materiais para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e como se utilizam e a perceber o que é a arquitetura. Conhecerão a conjugação da legislação básica com a criatividade e que a arquitetura não é apenas o desenho e a forma, mas um conjunto de disciplinas, de meios e também de regras para se cumprir um programa com êxito. A vantagem do esboceto e das fases intermédias antes do projeto final e a representação dos detalhes construtivos e a sua coerência com o objeto Arquitetonico, assim como a importancia da expressividade e comunicação do Projeto de execução.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-25662
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sistemas Construtivos - Os Materiais aparentes na construção: Tijolo; Pedra; Betão; Madeira; Rebocos e outros e a sua significância na compreensão concetual de um objeto arquitetónico.Isolamentos na construção e a sua aplicação em sistemas de paredes e coberturas, Paredes de estrutura leve no exterior e no interior. Paredes ventiladas com Isolamentos pelo exterior e ETICs. Dimensionamentos das paredes em espessura. Sistemas Estruturais - Estrutura de uma edificação;Tipos de estrutura e formas de interação com a arquitetura: Sub-estrutura e super-estrutura; Evolução Historica das estruturas e a sua importância no desenho arquitetónico; Geometria de uma estrutura: Elementos bidirecionais e unidirecionais, malhas estruturais e adequação espacial; Elementos Horizontais e elementos verticais de uma estrutura
-
Objetivos
Objetivos
Sistemas Construtivos - Conduzir os estudos e concepções projetuais com aplicação aos sistemas construtivos. Multidiscipolinaridade e interatividade entre as diveras fases. Representação dos detalhes construtivos e a sua coerência com o objeto Arquitetonico, assim como a importancia da expressividade e comunicação do Projeto de execução. Sistemas Estruturais - Com conhecimentos dos diversos elementos que compõem uma estrutura para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e como se utilizam, as suas vantagens e desvantagens e ter a noção de sustentabilidade em todos os passos concetivos deste tipo de construção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Vertentes teórico práticas muito acentuadas no decurso das aulas com a supervisão do Professor Explicação teórica, esquemas, desenhos. Power Point e execução de trabalhos regulares diversificando a forma da percepção da Arquitectura e das estruturas através do desenho e da maqueta com representação manual e expedita para o desenvolvimento da criatividade, adestramento, sensibilidade artística e de escala. Comparação de elementos construtivos à escala e em tamanho natural - representação e comparação do geral com o particular. Representação gráfica das peças de um Projecto e de elementos construtivos executados em tres momentos diferenciados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sistema Construtivos: - Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção, - Livros Horizonte Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC - Ford, E. R. (2003). The details of modern architecture Vol. 1 e 2, MIT press. - Vários, Tectonica Nº 1 a 40, ATC Ediciones S.L., Madrid Sistemas Estruturais - - Addis, B. (2009). Edificação: 3000 anos de projeto, engenharia e construção . Bookman. - Salvadori, M. (1990). Why buildings stand up: The strength of architecture . WW Norton& Company. - Levy, M., & Salvadori, M. (2002). Why buildings fall down: How structures fail . WW Norton & Company. )
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não