-
Apresentação
Apresentação
Elementos de uma construção - Materiais e sistemas construtivos.Tipos de cobertura (inclinada, ajardinada, plana - acessível ou não acessível). Fundações, paredes, pavimentos e cobertura Compreensão e articulação da estrutura, espaço e forma. Estrutura Principal, Secundária e Sistemas construtivos - compreensão da componentes de um projeto e obra, como um conjunto de sistema coerente e interligado de discplinas com hierarquia e funções complementares. Aquisição e sedimentação de léxico técnico e cultura construtiva.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-25663
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sistemas Construtivos - Materiais aparentes: Tijolo; Pedra; Betão; Madeira; Rebocos e outros. Aproximação à obra: Calendarização e compreensão das diversas fases da obra; A Humidade, o Sol, a Temperatura em sistemas de paredes e coberturas; Paredes de estrutura leve no exterior e no interior. Paredes ventiladas com Isolamentos pelo exterior e ETICs. Dimensionamentos das paredes em espessura. Fachadas Independentes, ventiladas,de vidro e outros. Peles em edifícios. Tipo de materiais a aplicar em acabamentos. Pormenorização: interiores e exteriores; escalas e dimensões dos diversos pormenores. Sistemas Estruturais - Introdução à mecânica: conceitos e princípios; Estática de partículas; Corpos rígidos: sistemas equivalentes de forças; Equilibro de corpos rígidos (diagrama de corpo livre, tipos de apoios e conexões, equações de equilíbrio); Análise de Treliças (método dos nós e método das secções)
-
Objetivos
Objetivos
Sistemas Construtivos - Os alunos ficarão com conhecimentos suficientes dos diversos materiais para começarem a conduzir os seus estudos e concepções projetuais e terem uma noção do que devem utilizar onde se utilizam e como se utilizam e a perceber o que é a arquitetura. Conhecerão a conjugação da legislação básica com a criatividade e que a arquitetura não é apenas o desenho e a forma, mas um conjunto de disciplinas, de meios e também de regras para se cumprir um programa com êxito. A vantagem do esboceto e das fases intermédias antes do projeto final e a representação dos detalhes construtivos e a sua coerência com o objeto Arquitetonico, assim como a importancia da expressividade e comunicação do Projeto de execução Sistemas Estruturais - Introdução à noção de ações, de reações e de equilíbrio estático de estruturas planas. Analisar estruturas isostáticas através das equações de equillibrio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sistemas Construtivos - Vertentes teórico práticas muito acentuadas no decurso das aulas com a supervisão do Professor Explicação teórica e execução de trabalhos regulares diversificando a forma da percepção da Arquitectura através do desenho com representação manual e expedita para o desenvolvimento da criatividade, técnica e escala. Comparação de elementos construtivos à escala e em tamanho natural - representação e comparação do geral com o particular. Representação gráfica das peças de um Projecto e de elementos construtivos executados em dois momentos diferenciados. Sistemas Estruturais - A metodologia de ensino é composta por aulas teórico-práticas, onde são abordados assuntos do ponto de vista conceptual, com resolução de problemas de casos simples constantes nas fichas de exercícios disponibilizadas no início do ano letivo, de forma a interligar os conceitos teóricos com a prática
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sistema Construtivos: Mascarenhas, Jorge. Sistemas de construção, - Livros Horizonte Cota : AQ/83-BC , AQ/83.A-BC, AQ/83.B-BC, AQ/83.C-BC , AQ/83.D-BC Ford, E. R. (2003). The details of modern architecture Vol. 1 e 2, MIT press. Vários, Tectonica Nº 1 a 40, ATC Ediciones S.L., Madrid Moussavi, F., & Kubo, M. (Eds.). (2006). The function of ornament (pp. 110-1). Barcelona: Actar. RGEU - Regulamento Geral das Edificaes Urbanas. Decreto-Lei n.38382/51 de 7 de Agosto Sistemas Estruturais - - Beer F B, Johnston E R - Mecânica vectorial para engenheiros - Estática. McGraw Hill, Cota: Sistemas Estruturais: - Addis, B. (2009). Edificação: 3000 anos de projeto, engenharia e construção . Bookman. - Salvadori, M. (1990). Why buildings stand up: The strength of architecture . WW Norton& Company. - Levy, M., & Salvadori, M. (2002). Why buildings fall down: How structures fail . WW Norton & Company.)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não