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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de processos digitais II tem como principal intuito criar uma plataforma que explore o processo criativo arquitectónico na sua componente digital. Não obstante a sua forte componente de software, será igualmente abordada a transição entre os métodos analógicos (maquetes, esquiços e diagramas) e as lógicas estruturais da computação gráfica associadas à modelação tridimensional. Será destacada a relevância da integração dos processos e ferramentas de fabrico digital, dando relevo aos metodosCAD-CAE-CAM(computer aided design, computer aided engeneering and computer aided manufacture).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-25664
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Interface e workflow, ambiente de modelação 2d e 3d - Espaços cartesianos e espaços topológicos, NURBS Integração digital CAD-CAE-CAM ¿ Modelação geométrica partindo de primitivas com pontos, curvas (NURBS), superfícies, polisuperfíces - Criação de superfícies regradas, tipos e métodos. - Operações booleanas com polisuperfíces; malhas poligonais - Modelação bidimensional e tridimensional- Importação e exportação de ficheiros - Análise de geometrias e prototipagem 3D - Layout e impressão - Exploração de Rhino plug-ins e add-ons - Introdução ao ao editor de algoritmos gráficos Grasshopper
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Objetivos
Objetivos
O objectivo da Unidade curricular visa essencialmente dotar os alunos de técnicas e processos de modelação tridimensional, na concepção das suas ideias criativas. Deverá ser reforçado o papel da integração digital de ferramentas e processos digitais, nomeadamente a integração CAD-CAE-CAM. O software deverá ser interpretado como uma ferramenta capaz de auxiliar o processo criativo e materializar a forma arquitectónica. Serão igualmente referidas as potencialidades destes novos processos no domínio do espaço, da escala e da luz.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas sendo eminentemente práticas, terão uma abordagem teórica de contextualização da disciplina. Avaliação: Dois trabalhos práticos desenvolvidos em Rhinoceros , de acordo com enunciado apresentado pelo docente, e entregue em duas fases (1ª fase 30%, 2ª fase 30%). Participação e assiduidade 10%. Trabalhos intercalares (30 %). Classificações dadas de 0 a 20. Presenças inferiores a 75% inviabilizam aproveitamento em regime de Avaliação Contínua (não aplicável a trabalhadores-estudantes). Não havendo exame de 1ª Época, só poderão apresentar-se a Exame (2ª Época) os alunos que, não aprovando à disciplina, satisfaçam as seguintes condições: - Mínimo de 50% de Presenças; - Entrega, pelo menos, da 1ª Fase do Trabalho. O Exame será conduzido por um Júri constituído pelos docentes da Unidade Curricular e o respectivo regente. Todos os demais procedimentos estão ao abrigo do RSAC e do RGAC da ULHT.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kolarevic, Branko, Designing and Manufacturing Architecture in the Digital Age, Spoon Press Taylor & Francis Group, Nova Iorque, 2003. Castro Henriques, Gonçalo, Bueno, Ernesto, ¿Geometrias Complexas e Desenho Paramétrico¿, em: Vitruvius / Drops¿, n.30. Romano Guerra·2010, Novembro 2009. Disponível em www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/10.030/2109 Coutinho, F., Duarte, J.P., Krüger, M., 2013. Digital fabrication and rapid prototyping as a generative process. Green Design, Materials and
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não