-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que cada estudante consiga possuir a noção de corpos deformáveis e esforços internos em pilares e vigas para o dimensionamento estrutural.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-25665
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sistemas Construtivos - Avaliar e introduzir num Projecto de Arquitectura as qualidades para que um Projecto e as opções nele tomadas possam ser incluídas nos conceitos duráveis; Saber distinguir os materiais entre si e optar dentro dos padrões de economia, durabilidade e fácil conservação e substituição; Ter a noção de poupança de energia derivados de concepções passivas previstas no RCCTE, como a iluminação natural bem dimensionada, os ganhos directos de Inverno, a aplicação correcta das necessidades de aquecimento e de arrefecimento e um isolamento da envolvente adequado aos princípios sustentáveis; Detectar patologias, de carácter energético, lumínico e acústico e qualidade do ar Materiais saudáveis e sustentáveis e certificados; Up-grade energético e sustentável de um edifício antigo. Sistemas Estruturais - Introdução à mecânica: conceitos e princípios; Estática de partículas; Corpos rígidos: sistemas equivalentes de forças; Equilibro de corpos rígidos; Análise de Treliças.
-
Objetivos
Objetivos
Sistemas Construtivos - A importância da regeneração urbana e da reabilitação de edifícios do ponto de vista ambiental, económico e social. A Carta de Veneza e de Cracóvia. Recuperação de arquitectura erudita e vernácula. Patologias construtivas e edifícios doentes. Manutenção e reabilitação sustentável. Análise de ciclo de vida de materiais. Reaproveitamento e reciclagem de materiais. Energia incorporada e materiais ecológicos. Cadernos de encargos ecológicos mapa de ações, de reações e de equilíbrio estático de estruturas planas. Analisar estruturas isostáticas através das equações de equillibrio. Sistemas Estruturais - Introdução à noção de ações, de reações e de equilíbrio estático de estruturas planas. Analisar estruturas isostáticas através das equações de equillibrio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sistema Construtivos: - PEDROSO, Vítor, M.R. (2007) - Manual dos Sistemas Prediais de Distribuição e Drenagem de Águas . 3ª ed. LNEC. Lisboa - TORRES, José (2006) - Sistemas de Drenagem em edificações, Livros Horizonte, Lisboa - RORIZ, Luís (2007) - Climatização, Conceção, Instalação e Condução de Sistemas. Ed. Orion. Amadora. - VAZ, E.E. Pires (1986) - Instalações Elétricas de Habitação . Ed. Lopes da Silva. Porto. - Natural Ventilation in the Urban Environment. Assessment and Design (2005). Ed. Cristian Ghiaus and Francis Allard. Earthscan. London. Sistemas Estruturais: Beer F B, Johnston E R, DeWolf J T and Mazurek D F - Mecânica dos Materiais. McGraw Hill, 5.ª Edição. FERDINAND P. Beer; E. Russell Johnston, Jr.; John T. DeWolf ¿ Resistência de Materiais. Edições McGraw-Hill; Aníbal Costa (2012). Estruturas de Edifícios. Universidade de Aveiro. Tabelas Técnicas ¿ Ed. Instituto Superior Técnico;
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não