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Disciplina Arquitetura e Projeto Digital II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular centra-se no desenvolvimento de arquitecturas a partir de plataformas colaborativas digitais, possibilitando um conjunto (vasto) de soluções de desenho generativo. O domínio ¿generativo¿ implica não só a aplicação de princípios de geração da forma relativo a um programa especifico usando um determinado software, mas também a adopção de diferentes processos digitais de trabalho. Pretende-se estimular o estudo de novas abordagens metodológicas que dêm capacidade crítica respeitante ao ¿design generativo¿ potenciando as competências do aluno enquanto projectista. Este potencial é revelado através da computação associada ao projecto de arquitectura, ou seja a aplicação criativa dos processos e raciocínios subjacentes às tecnologias digitais computacionais. Estes conteúdos decorrem da disciplina PDII onde os participantes foram introduzidos à temática relativa aos processos e meios digitais CAD-CAE-CAM.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Prover ferramentas inovadoras que potenciarão as capacidades de concepção dos estudantes, tendo por base técnicas computacionais aplicadas ao design e arquitectura. Estabelecer as bases teóricas que habilitarão a desenvolver um discurso centrado em estratégias algorítmicas de projecto e às lógicas dos sistemas emergentes, geração digital de desenhos. Estudar sistemas paramétricos a um nível mais avançado, sistemas esses usados para desenvolver novos processos de análise e controlo que potenciam a criatividade. Introduzir o conhecimento de diferentes técnicas de fabrico digital. Fomentar a pesquisa, exploração e investigação nos processos de design generativo computacional
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina apresenta a computação associada ao projecto arquitectónico como um meio que permite aos arquitectos conceberem os seus projectos sem estarem totalmente dependentes de softwares comerciais. O objectivo da disciplina centra-se na elaboração de processos e ferramentas específicas (computacionais-digitais) de auxilio à concepção do projecto em arquitectura, de técnicas e processos de trabalho repondendo às complexas necessidades da arquitectura contemporânea, e para explorar formas geradas apenas pela utilização de lógicas computacionais. Introduzir os alunos a diferentes métodos de fabrico digital e a prototipagem rápida, nomeadamente aquelas correspondentes a técnicas aditivas e subtractivas, entre outras, proporcionando o fabrico de modelos e maquetes com estas ferramentas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de trabalho a implementar envolvem a resolução de exercícios/projectos demonstrando a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, através de tarefas de investigação atingindo os objectivos da UC focando o desenvolvimento de processos generativos e computacionais e fabrico dos modelos. Serão desenvolvidos 2 exercícios síntese das temáticas abordadas ao longo do semestre. Os exercícios 1 e 2 tem de ser apresentados publicamente. O exercício 1: 30%; exercício 2: 30%; Exercicos intermédios (A, B, C e D): 30%. Assiduidade :10%. Presenças inferiores a 75% inviabiliza aproveitamento em regime de Avaliação Contínua (exepto trabalhadores-estudantes). Só poderão apresentar-se a Exame alunos que, não aprovando à disciplina que tenham o mínimo de 50% de presenças e entrega de pelo menos um trabalho.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Terzidis, Kostas, Algorithmic Architecture, Expressive Form, Spon Press, Taylor & Francis Group, 2003.  Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : flow . Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396.A-BC Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : Shapes. Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396-BC ¿ Ball, Philip. (2009) Nature's patterns : a tapestry in three parts : Branches . Oxford: Oxford University Press. Cota: AQ/396.B-BC ¿ Pearce, Peter. (1990). Structure in Nature is a Strategy for Design. Cambridge MA : MIT Press Cota: AQ/410-BC  
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