-
Apresentação
Apresentação
Até ao início do séc. XX, a estrutura principal dos edifícios baseava-se em formas simples com paredes resistentes de alvenaria de pedra e pilares e vigas em madeira. Na segunda metade do séc. XX, com o aumento crescente do ritmo de construção, com o aumento dos espaços e da complexidade das formas e com a implementação de prazos de construção relativamente curtos, foi necessário procurar novas técnicas e processos de construção, dando lugar à industrialização da construção e ao surgimento do betão armado como a referência em termos de material de construção resistente. Assim, esta unidade curricular incidirá essencialmente sobre aspetos de concepção de estruturas de edifícios de betão armado e pré-esforçado. No entanto, serão também abordadas técnicas simples de pré-dimensionamento de estruturas metálicas, tais como pilares e vigas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-25667
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução às estruturas de betão armado e pré-esforçado. Concepção estrutural: considerações gerais, sistemas estruturais, elementos estruturais, materiais de construção, projeto de estruturas, fundações, custos de um edifício corrente, critérios a respeitar num edifício corrente. Patologias possíveis devido a uma má concepção estrutural. Critérios gerais de verificação da segurança. Pré-dimensionamento de elementos estruturais (pilares, vigas e lajes). Conceitos básicos e pré-dimensionamento de lajes fungiformes. Concepção de estruturas em regiões sísmicas.
-
Objetivos
Objetivos
Primeiro contacto com o projeto de estruturas resistentes de edifícios. Familiarizar estudantes com a concepção estrutural de edifícios correntes de betão armado. Familiarizar estudantes com critérios simples de pré-dimensionamento de elementos estruturais (betão armado e aço). Fundamentos sobre critérios gerais de verificação da segurança estrutural. Introdução aos regulamentos nacionais e europeus. Fundamentos de ações verticais e horizontais. Trabalho prático - entrega de um projeto de arquitetura de um edifício, onde o aluno é convidado a desenvolver e entregar no final do semestre um estudo de concepção estrutural sobre a distribuição dos elementos estruturais resistentes, em planta e em altura.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas para exposição de matéria e resolução de exercícios práticos. Aulas práticas para elaboração de um trabalho para aplicação dos conceitos teóricos no desenvolvimento de uma planta estrutural de um edifício corrente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sebenta da unidade curricular. Fevereiro 2022. Elói Figueiredo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não