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Disciplina Arquitetura da Paisagem e do Território

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC rege-se por conteudos relacionados com a actividade do arquitecto relativamente a todas as questões associadas com a paisagem — urbana ou rural — ou seja relativas ao teritório. Aborda conteudos, pensamento crítico e práticas que permitem pensar, analisar e atuar sobre a paisagem e o território na perspectiva da intervenção arquitectónica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a) Do histórico e teório ao projetual e operativo. 1. breve história da arquitectura paisagista 2. conceito de paisagem e sua transversalidade disciplinar 3. território e sua paisagem natural, humanizada / rural, urbana. 4. relações entre paisagismo, arquitectura e planeamento urbano e territorial 5. paisagem ecologicas e sustentáveis: resposta á globalização e crise climática e ecológica b) Do artistico e fenomenológico ao tecnico e construtivo. 1. Arquitectura arte e paisagem: relações interdisciplinares 2. o caminhar como pratica estética 3. campo expandido: do paisagismo à land art e paisagens efémeras 4. identificação e analise dos diferentes tipos de paisagem e territorios em Portugal. 5. casos de estudo e visitas (ex: do jardins e edificios da Gulbenkiam ao Parque Expo).  
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de relacionar a arquitectura com a construção da paisagem visando o trabalho colaborativo e interdisciplinar. Consolidar uma formação ampla, capaz de fortalecer uma leitura critica do habitat e meio ambiente em que vivemos, desde a paisagem construida à paisagem natural. O objectivo especifico da UC é levar o aluno a criar a sua própria reflexão sobre diferentes problemáticas e contextos associados à grande escala e à paisagem, através de uma metodologia projectual de análise e reflexão critica que resulte em propostas especificas de demonstração dos conhecimentos básicos e metodológicos de projecto associado à construção de paisagens sustentáveis: paigagens que respondam às problemáticas atuais da globalização e da crise climática e ecológica sem esquecer as suas consequencias socio-espaciais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino assenta na combinação de aulas teórico-práticas de transmissão, critica e enquadramento dos conteúdos programáticos com vista à aquisição de conhecimentos teóricos e metodológico-projectuais que informem um prática consciente de intervenção sobre território. Apresentação de trabalhos de pesquisa de caráter teórico: trabalhos de grupo. Visitas de estudo e visualização de documentários com relatórios críticos. Aulas práticas de apoio à realização de um exercício  de intervenção sobre um determinado território — Marvila — visando a aplicação dos conhecimentos interdisciplinares explorados ao longo do semestre.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CABRAL, Francisco Caldeira, Fundamentos da Arquitectura Paisagista , Instituto de Conservação da Natureza, 1993. CABRAL, Francisco Caldeira, "O Continuum Naturale e a Conservação da Natureza", in Conservação da Natureza ,Serviços de estudos do Ambiente, Lisboa, 1980. Council of Europe, European Landscape Convention , url: https://rm.coe.int/CoERMPublicCommonSearchServices/DisplayDCTMContent?documentId=0900001680080621  DOMINGUES, Álvaro, A paisagem revisitada , Finisterra, XXXVI (72), [artigo] pp. 55-56, url: http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/viewFile/1621/1316 FADIGAS, Leonel de S. (2011). Fundamentos ambientais do ordenamento do território e da paisagem . Lisboa: Sílabo; cota: GF/214-BC  
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