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Disciplina Projeto de Arquitetura X

  • Apresentação

    Apresentação

    O tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do DAU. O tema principal do ano (que engloba Projeto de Arquitectura IX e X) será a interperetação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. Projeto de Arquitectura X irá desenvolver o programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno, numa 1ª fase. Numa 2ª fase dar-se-á enfase ao trbalho relativo à investigação de dissertação desenvolvido pelo aluno.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    tema da Unidade Curricular ¿ Arquitectura, Territorialidade e Cidadania - insere-se na temática geral do 2º ciclo. A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. Tema este que se insere nas linhas de investigação do DAU. O tema principal do ano (que engloba Projeto de Arquitectura IX e X) será a interperetação do espaço urbano e proposição de umaprogramática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e caracter unico. Arquitectura X irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno.O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciem domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Finalmente será dado suporte ai sedenvolvimento das dissertações em curso.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem demonstrar: - capacidade de reconhecimento de procedimentos de concepção - referenciação; discriminação; dimensionamento; pertinência - e seus resultados; - competências deinvestigação quer para a preparação do projecto (inquirição), quer no próprio processo de concepção; -competências para a criação de metodologias cognitivas e heurísticas capazes de se adaptarem à especificidade e contingência de projectos particulares; - capacidade para dominar as diversas fases de concretização do projecto, do esquiço ao detalhe construtivo, passando pelas fases consideradas necessárias à compreensão crítica e paralelismo com situações socioeconómicas e culturais mais generalizáveis; - capacidade para comunicar não apenas os aspectos técnicos e materiais mas também os aspectos conceptuais do projecto; - capacidade para integrar, as infra-estruturas técnicas, ambientais estruturais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina é constituída por aulas teóricas, práticas e visitas de estudo, num sistema de avaliação contínua. Nas aulas teóricas procede-se à análise e critica dos conteúdos. Nas práticas será feito o acompanhamento individual e em workshop, fomentando o debate das propostas entre os alunos e o docente, defendendo aquele sempre o trabalho como método nuclear da disciplina. O aluno produzirá peças escritas, desenhadas e maquetas, etc, conformando um portfolio dos Exercícios e as Apresentações semestrais. O acompanhamento dos trabalhos práticos obriga ao desenvolvimento contínuo das soluções, sendo o aluno, responsável pela capacidade de justificar a sua própria evolução.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Zumthor, Peter (2004) Pensar la Arquitectura . Barcelona: Gustavo Gili. Nesbitt, Kate (Ed), (1996) Theorizing a New Agenda for Architecture: an anthology of Architectural Theory 1965-1995 , Princeton Architectural Press tradução para português (2006) Uma Nova Agenda para a Arquitectura. Antologia teórica 1965-1995 , São Paulo: ed. Cosac Naify.  
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