-
Apresentação
Apresentação
O objectivo da disciplina é facultar ao estudante, com exercícios práticos e parâmetros teóricos, a compreensão dos factores inerentes à organização do espaço arquitectónico na sua caracterização interna e na sua relação com a envolvente, natural ou urbana. Pretende-se que o entendimento da complexidade da arquitectura se baseie no seu campo de intervenção, temática, escala, funcionalidade e coerência construtiva. Os exercicios orientam-se para um pensamento conceptual de inicio, desenvolvendo posteriormente questões programáticas tendo com base na tipologia habitacional, para além da percepção de ambientes urbanos e formas arquitectónicas, refletindo sobre a importância de uma observação exploratória vinculada à ideia de descoberta relacionando o mundo, a natureza, as emoções à formação em arquitectónica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-26319
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Na disciplina Projecto de Arquitcetura II, propõe-se orientar os estudantes na continuação da percepção do fenómeno do espaço, no conhecimento das formas e dos métodos conceptuais da arquitectura. A compreensão e a composição do espaço arquitectónico passa por um processo interior, apoiado em factores de natureza cultural e técnica, cujos conhecimentos se pretendem incentivar, para desenvolver a capacidade de ver, compreender, imaginar, racionalizar e transmitir. A aprendizagem terá um sabor oficinal, que implica capacidade de atenção e poder analítico pressupondo um apelo à inteligência e emoção, sendo nesse contexto que a observação, o desenho, o domínio da volumetria, a concepção e a construção de espaços arquitectónicos adquirem significado
-
Objetivos
Objetivos
Confirmação do conhecimento dos elementos centrais que compõem a disciplina da arquitectura, permitindo ao estudante reproduzir e criar estruturas espaciais, especialemnte habitacionais, através do uso de materiais e da geometria (pontos, planos e volumes). Execução de maquetas de estudo, aspectos representativos e de composição, através do desenho, testando a capacidade do estudante de garantir coerência entre os objectivos que se propôs atingir e os resultados finais do trabalho. Conhecimento das relações entre eventos e os espaços concebidos para estes. Entendimento de diversificados contextos sob o ponto de vista arquitectónico e criativo. Compreender as dimensões psicológicas e emocionais na arquitectura. Desenvolver a capacidade de criar espaços que podem aceitar o movimento (espaço e tempo), a direcção, (vertical, horizontal e diagonal), posição (em planos ou espacial), relação (intersecção, cruzada, interligada, paralela, etc).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas de caracter teórico e informativo de introdução aos exercicios devidamente acompanhadas por material audiovisual. Análise de textos e documentos específicos que promovam o interesse pela investigação e experimentação pessoal. Aulas de discussão e debate em grupo sobre o desenvolvimento e resultados dos exercícios. Participação exporádica de outros professores ou profissionais de de arquitectura ou outras áreas de forma a enriquecer o debate sobre os temas e exercícios desenvolvidos. Visitas de estudo a exposições ou locais que se justifiquem (condicionado ao estado de pandemia mundial) Múltiplos exericicios serão entregues, com complexidade variável.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Campo Baeza, Alberto (2004). A ideia construída. Lisboa: Caleidoscópio Cota: AQ/273-BC Campo Baeza, Alberto. (2011). Pallasmaa, Juhani. Pensar com as mãos. Caleidoscópio. Lisboa (2011). Pallasma, Juhani. Os Olhos da Pele, A arquitectura e os sentidos. Porto Alegre: BOOKMAN, ARTME. (2004)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não