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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular fornece aos alunos conteúdos e instrumentos de estímulo à concretização do Projeto de Dissertação (Plano de Trabalhos), enquanto base coerente e consistente para a elaboração da dissertação de mestrado. Apresenta três módulos de ensino: 1. Aulas teóricas/expositivas com cinco sessões de apresentação de conteúdos que abordam assuntos da filosofia da ciência, disciplinares, teóricos, historiográficos e matérias sobre a dialética entre a prática da arquitetura e a investigação. 2. Sessões de acompanhamento de desenvolvimento de metodologias e processos de investigação. 3. Seminário/ Aulas abertas com convidados: 3.1 - Trabalho de Mestrado e Prática de Investigação 3.2 - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-2723
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I – Ética na Investigação Académica II- Noções de Investigação Académica / Tipos de Pesquisa III- Estrutura e Indice de uma Dissertação IV- Investigação em Arquitetura V- Teoria, Investigação e Prática Profissional (ciclo de aulas com convidados) a - Trabalho de Mestrado e Prática de Investigação b - Inquietação: Interacção da Teoria com a Prática da Arquitetura
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Objetivos
Objetivos
O objectivo estratégico visa promover a concretização do Plano de Trabalhos, expresso duma forma inteligível e estruturada, enquanto base coerente e consistente para a elaboração de dissertação de mestrado original, a concluir com sucesso académico. Objectivos complementares: 1. Desenvlover competências de autonomia para a organização do conhecimento. 2. Desenvolver a aptidão para distinguir não apenas os domínios fundamentais da arquitetura – prática, crítica, teoria, história – bem como as articulações e inter-relações que entre eles se estabelecem. 3. Consolidação de métodos e processos de pesquisa e investigação em Arquitetura. 4. Consolidação de competências relativas à realização de sínteses escritas. 5. Consolidação de competências de expressão oral e defesa de trabalho de investigação próprio. 6. Consolidação de competências de sistematização de informação e documentação. 7. Desenvolver aptidões para escolha um tema original e pertinente
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Aulas teóricas: 1.1 Sessões expositivas dos conteúdos programados. 1.2 Sessões de debate conjunto. 2. Aulas teórico/práticas: 2.1 Apoio ao desenvolvimento dos trabalhos práticos; 2.2 Apoio na recolha e sistematização de dados e informação; 2.3 Apoio na investigação documental (desenhos, projectos, imagens, etc.); 2.4 Apoio no trabalho de pesquisa. 3. Actividades complementares: 3.1 Seminário/Ciclo de aulas abertas com convidados. Critérios de avaliação (A+B+C): A - Mérito de análise e interpretação de texto (máx. 3 pág.) = 20% C - Mérito de artigo original escrito sobre tema à escolha do aluno (máx. 6 pág.) = 30% B - Mérito do Projecto (Plano de Trabalhos) de Dissertação de Mestrado (dossier A4 ao alto, c/ texto e imagens (máx. 15 pág.) + anexos ou elementos físicos (paineis e maquetas), incluindo a apresentação oral de 10 minutos (PowerPoint), com júri de apreciação crítica constituído pelos dois docentes da UC e docentes convidados do DAU/UL = 50%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BORDEN, I.; RÜEDI, K. (2000). The Dissertation. An architecture Student’s Handbook. Londres: Architectural Press. BACHELARD, Gaston (1971). A Epistemologia. Edições 70, Lisboa, 2018. ECO, Umberto (1977). Como se faz uma tese em Ciências Sociais. Editorial Presença, Lisboa, 1980-2019. FRAMPTON, Kenneth (2002). Teoria. Editorial Gustavo Gili. Barcelona, 2020. HANSON, Julienne (1988). Ten Commandments. Bartlett School of Architecture and Planning: Londres. HACHING, Ian (1983) - Representing and Intervening. Cambridge University Press, Cambrige, UK, 1983. KRÜGER, Mário Teixeira (2002). A Arte de Investigação em Arquitectura. Revista “Em Cima do Joelho”, nº 5, 2002, pp. 22-39, Editorial do Departamento de Arquitectura, Universidade de Coimbra, ISSN: 0874-6168.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não