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Apresentação
Apresentação
A abordagem nesta unidade curricular terá a contemporaneidade como enquadramento e procurará tanto através da teoria como da prática projectual trazer para o percurso discente uma sensibilidade acrescida para a análise, compreensão e actuação sobre as problemáticas que o espaço urbano/espaço público representa na actualidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-5370
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Na vertente prática será selecionada um trecho urbano da cidade de Lisboa sobre o qual deverá incidir uma proposta de intervenção/reabilitação, tendo em vista o fechamento de malhas, e o completar da forma urbana. Sobre o território efectivo e complexos, deverão surgir estratégias que sintetizem conhecimentos e intuições de modo aplicado. Na vertente teórica será abordado a necessidade de compreender a identidade do espaço urbano, através do estudo das suas diferentes componentes e dos seus diversos elementos constituintes, da sua importância no desenvolvimento das cidades como acontecimentos complexos, assim como as profundas implicações da sua configuração. Eleição de metodologias de análise que permitam ao discente observar, analisar e reflectir as realidades urbanas e os seus espaços.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Desenho Urbano II tem como objetivo a aquisição e compreensão de teorias, conceitos e princípios que confiram ao discente as ferramentas metodológicas necessárias quando chamados a intervir no espaço urbano / espaço público. Pretende-se com os trabalhos práticos a realizar durante o semestre, que o discente ponha em prática os conhecimentos adquiridos. Por último, pretende-se sensibilizar os discentes para as implicações que o desenho urbano tem na forma da cidade e para a necessidade de garantir a integração entre escalas, sectores e atores na elaboração do mesmo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os critérios de avaliação gerais resultam de uma combinação de: avaliação contínua (20%), que inclui assiduidade, assertividade, elaboração e evolução de exercícios realizados nas aulas e/ou relatórios acerca das temáticas abordadas em aula e/ou em visitas de estudo; 3 trabalhos de grupo (50%); 3 avaliações de trabalho individual (30%). Os critérios de avaliação específicos dos exercícios variam consoante os objectivos específicos dos enunciados propostos e assentam no nível de elaboração, na qualidade da análise desenvolvida e na capacidade de reflexão crítica, com base nos conhecimentos adquiridos e experimentados. A avaliação da proposta final do trabalho desenvolvido deve ser ponderada em complementaridade com a avaliação contínua ao longo do semestre e nas fases de avaliação intercalares anteriores. É condição obrigatória para validação da disciplina a presença em, pelo menos, 70% das aulas ministradas. Exceptuam-se os alunos com estatuto de trabalhador estudante.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BACON, Edmund. Design of Cities. NY: Penguin. 1976. COELHO, Carlos Dias et al, 1. Os Elementos Urbanos - cadernos de Morfologia Urbana/estudos da cidade portuguesa. Forma Urbis Lab/ CIAUD: Argumentum. 2015. COELHO, Carlos Dias et al, 2. O Tempo e a Forma - cadernos de Morfologia Urbana/estudos da cidade portuguesa. Forma Urbis Lab/CIAUD: Argumentum, 2014. CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana . Lisboa: Edições 70. 1988, Cota: UR/138-BC PANERAI, Philippe, Análise Urbana. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. KOSTOV, Spiro, The City Shaped. Londres: Thames & Hudson, 1991.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não