-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que visa reunir conhecimentos científicos e ferramentas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos recobrem as mutações técnicas, os contextos sociais e as dinâmicas relacionais que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como o impacto da ação Humana na Terra. Promove-se a análise, a reflexão e o debate sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção real e simbólica do espaço.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-7085
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Espaço Antropológico. A origem do Humano e as antropotécnicas (Leroi-Gourhan; Simondon; Burroughs). Fundamentos da Antropologia e a viragem antropológica nas Artes (Malinowski; Foster) O espaço interpessoal e intercultural (Hall). Do lugar antropológico aos não-lugares da Sobremodernidade (Augé). Transformações do Espaço. As mutações do espaço (Foucault; Miranda). A aceleração dos processos (Valéry; Benjamin; Virilio). Cinema, Media e a Mobilização para a Experiência (Benjamin; Bruno, Bolter & Grusin) O Espaço das Redes Absolutas A Figura do Globo e a Circulação (Sloterdijk; Appadurai). As redes e a agregação do Social (Latour) A Terra e o Novo Regime Climático (Latour) : da ‘Natureza por Fazer’ (Sloterdijk)
-
Objetivos
Objetivos
Objectivos gerais de Aprendizagem: Relacionar conhecimentos teóricos: saber analisar, classificar e comparar a matéria em estudo. Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos da antropologia. Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem. Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade. Resultados esperados (indicadores): Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias. Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras. Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos. Concretizar experiências em ilustrações visuais (maquetes e/ou desenhos). Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos. Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promoção do dispositivo de "role play" em contexto de debate/ assembleia de discussões.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Augé, M. (2007 [1992]). Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: 90º. AE/334 – BC Appadurai, A. ([1996] 2005), Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalisation. University of Minnesota Press Foster, H. (1996). ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 - BC Foucault, M.([1984] 2005). ‘Outros Espaços’. in RCL 34/35. Lisboa: Relógio d’Água. AQ/667 – BC Hall, E.([1966] 1986). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d’Água. S/41 – ER Latour, B. ([2015] 2017). Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climate Regime. Polity Press Simondon, G. (2015 [1958]) On the mode of existence of technical objects. Univocal. Virilio, P. ([1995] 2000). A Velocidade de libertação.Lisboa: Relógio d'Água. Nota: cotas da Biblioteca Victor de Sá - ULHT
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não