filmeu

Disciplina Projeto 3.1

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se introduzir a compreensão da utilidade da arquitetura e das relações entre as suas formas e os modos de viver os espaços, das implantações no território e das técnicas da construção, permitindo relacionar estes conhecimentos com a perspetiva histórica aplicando-os de forma crítica no Projeto. O tema principal do semestre é a habitação: inserção urbana, morfologia urbana, o estudo dos fogos, sistemas de distribuição, associações em módulos, opções tipológicas. Assim, o desenvolvimento do exercício pressupõe um trabalho conjunto e integrado entre Projecto, Construção e Estruturas, e no método de trabalho proposto será tão importante a formalização arquitetónica da ideia de projeto, como da sua materialização construtiva. Portanto, considerando que os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores são essenciais para a aquisição de conhecimentos e competências, entendem-se como vinculativas as precedências entre Construção e Estruturas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O exercício será assim desenvolvido tendo presente as duas vertentes, estratégia urbana e edifício. A estratégia urbana resultará da investigação realizada no sítio, da definição de objectivos, controlando e definindo espaço público e estrutura viária ou de acessos, e determinando volumes e tipologias de ocupação. Em resumo, o exercício procura: - reflectir as questões de inserção urbanística, a morfologia urbana, a tipologia arquitectónica habitacional; - o estudo dos fogos, dos sistemas de distribuição, das associações em módulo e da conformação do edifício; - entender a noção de ordem: relação entre organização funcional, definição e estrutura. Nas aulas será feita pelos professores (e colegas) crítica ao projeto, incentivando sempre a investigação de casos de estudos relevantes - seja na sua vertente formal, seja na fundamentação teórica - e o desenvolvimento do desenho em todas as escalas propostas (escala 1:1000, 1:500, 1:200).
  • Objetivos

    Objetivos

    As competências a desenvolver são do domínio da prática do Projeto (valores conceptuais, teóricos e instrumentais): - noções fundamentais de escala, proporção e rigor; - a integração os conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica; - investigação e método de desenvolvimento do projeto; - compreensão das estruturas urbanas envolventes e lógica das transformações propostas; - domínio dos instrumentos de projecto; - entendimento do conceito de linguagens arquitetónicas e sua materialização construtiva; - conhecimento sobre a problemática da habitação. Estes objetivos estão em consonância com o plano de estudos do MIA, onde: - o programa pedagógico é multidisciplinar e centrado na UC de Projeto; - o ciclo de estudos é integrado, com um quadro de valores e competências que se consubstanciam no Projeto; - é adotado um regime de coordenação horizontal entre as UC´s de cada ano letivo e de coordenação vertical das áreas científicas do ciclo de estudos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O modelo metodológico da UC está alinhado com o princípio base do Processo de Bolonha, promovendo a transição do ensino centrado na aquisição passiva de conhecimentos para um paradigma focado no desenvolvimento de competências. A metodologia assentará: - na relação directa, pessoal e individualizada professor-aluno, prezando as particularidades de cada um; - no aprofundamento do desenho e outros métodos de compreensão da unidade urbana em estudo; - na exposição das propostas de intervenção e crítica comparada entre os trabalhos dos alunos em paralelo ao desenvolvimento do projeto e sua fundamentação, com participação dos docentes de várias disciplinas que confluem no projecto; - na integração dos conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica - apresentação e debate de projetos exemplares na resolução dos problemas em estudo; - aulas teóricas e/ou conferências e/ou aulas abertas a personalidades relevantes convidadas, pertinentes relativamente às problemáticas do projecto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Monteys Xavier; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1 Gili Galfetti Gustau; Pisos piloto. ISBN: 84-252-1716-4 Schneider Friederike 340; Atlas de plantas. ISBN: 84-252-2050-5 Melgarejo María 050; Nuevos modos de habitar. ISBN: 84-86828-15-5 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Martínez Andrés; Habitar la cubierta. ISBN: 84-252-1989-2 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Fernandes Fátima; Arquitectura portuguesa contemporânea. ISBN: 972-41-2706-0 SALAZAR, J., GAUSA, M.; Housing+Singular Housing, Actar, 2002 Proyecto Casa Barcelona, Construmat Barcelona, 2001  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios