-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se introduzir a compreensão da utilidade da arquitetura e das relações entre as suas formas e os modos de viver os espaços, das implantações no território e das técnicas da construção, permitindo relacionar estes conhecimentos com a perspetiva histórica aplicando-os de forma crítica no Projeto. O tema principal do semestre é a habitação: inserção urbana, morfologia urbana, o estudo dos fogos, sistemas de distribuição, associações em módulos, opções tipológicas. Assim, o desenvolvimento do exercício pressupõe um trabalho conjunto e integrado entre Projecto, Construção e Estruturas, e no método de trabalho proposto será tão importante a formalização arquitetónica da ideia de projeto, como da sua materialização construtiva. Portanto, considerando que os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores são essenciais para a aquisição de conhecimentos e competências, entendem-se como vinculativas as precedências entre Construção e Estruturas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14460
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O exercício será assim desenvolvido tendo presente as duas vertentes, estratégia urbana e edifício. A estratégia urbana resultará da investigação realizada no sítio, da definição de objectivos, controlando e definindo espaço público e estrutura viária ou de acessos, e determinando volumes e tipologias de ocupação. Em resumo, o exercício procura: - reflectir as questões de inserção urbanística, a morfologia urbana, a tipologia arquitectónica habitacional; - o estudo dos fogos, dos sistemas de distribuição, das associações em módulo e da conformação do edifício; - entender a noção de ordem: relação entre organização funcional, definição e estrutura. Nas aulas será feita pelos professores (e colegas) crítica ao projeto, incentivando sempre a investigação de casos de estudos relevantes - seja na sua vertente formal, seja na fundamentação teórica - e o desenvolvimento do desenho em todas as escalas propostas (escala 1:1000, 1:500, 1:200).
-
Objetivos
Objetivos
As competências a desenvolver são do domínio da prática do Projeto (valores conceptuais, teóricos e instrumentais): - noções fundamentais de escala, proporção e rigor; - a integração os conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica; - investigação e método de desenvolvimento do projeto; - compreensão das estruturas urbanas envolventes e lógica das transformações propostas; - domínio dos instrumentos de projecto; - entendimento do conceito de linguagens arquitetónicas e sua materialização construtiva; - conhecimento sobre a problemática da habitação. Estes objetivos estão em consonância com o plano de estudos do MIA, onde: - o programa pedagógico é multidisciplinar e centrado na UC de Projeto; - o ciclo de estudos é integrado, com um quadro de valores e competências que se consubstanciam no Projeto; - é adotado um regime de coordenação horizontal entre as UC´s de cada ano letivo e de coordenação vertical das áreas científicas do ciclo de estudos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O modelo metodológico da UC está alinhado com o princípio base do Processo de Bolonha, promovendo a transição do ensino centrado na aquisição passiva de conhecimentos para um paradigma focado no desenvolvimento de competências. A metodologia assentará: - na relação directa, pessoal e individualizada professor-aluno, prezando as particularidades de cada um; - no aprofundamento do desenho e outros métodos de compreensão da unidade urbana em estudo; - na exposição das propostas de intervenção e crítica comparada entre os trabalhos dos alunos em paralelo ao desenvolvimento do projeto e sua fundamentação, com participação dos docentes de várias disciplinas que confluem no projecto; - na integração dos conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica - apresentação e debate de projetos exemplares na resolução dos problemas em estudo; - aulas teóricas e/ou conferências e/ou aulas abertas a personalidades relevantes convidadas, pertinentes relativamente às problemáticas do projecto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Monteys Xavier; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1 Gili Galfetti Gustau; Pisos piloto. ISBN: 84-252-1716-4 Schneider Friederike 340; Atlas de plantas. ISBN: 84-252-2050-5 Melgarejo María 050; Nuevos modos de habitar. ISBN: 84-86828-15-5 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Martínez Andrés; Habitar la cubierta. ISBN: 84-252-1989-2 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Fernandes Fátima; Arquitectura portuguesa contemporânea. ISBN: 972-41-2706-0 SALAZAR, J., GAUSA, M.; Housing+Singular Housing, Actar, 2002 Proyecto Casa Barcelona, Construmat Barcelona, 2001
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não