-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se introduzir a compreensão da utilidade da arquitetura e das relações entre as suas formas e os modos de viver os espaços, das implantações no território e das técnicas da construção, permitindo relacionar estes conhecimentos com a perspetiva histórica aplicando-os de forma crítica no Projeto. O tema principal do semestre é a habitação colectiva: inserção urbana, morfologia urbana, o estudo dos fogos, sistemas de distribuição, associações em módulos, opções tipológicas. O objectivo é a compreensão do processo de desenvolvimento de um projecto complexo, desde uma ideia formal contemporânea, à escala 1/200 até ao detalhe de construção, numa situação urbana desafiante até ao desenvolvimento dessas ideias no plano construtivo, de modo realista. O exercício é focado no desenvolvimento de um dos edifícios estudados no semestre anterior, com especial atenção para o detalhe, características estruturais e construtivas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14465
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Em resumo, o exercício procura: - reflectir as questões de inserção urbanística, a morfologia urbana, a tipologia arquitectónica habitacional; - pensar o projecto como um todo entre teoria e pragmatismo construtivo, questionando ideia, programa, território e materialidade do projecto; - integrar no projecto os conhecimentos das disciplinas de Construção e Estruturas na expressão das ideias formais do projecto; - entender a noção de ordem: relação entre organização funcional, definição e estrutura. - aprofundamento dos conceitos de composição, medida e módulo; - consolidação de uma metodologia de composição espacial; - sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais. Nas aulas será feita pelos professores (e colegas) crítica ao projeto, incentivando sempre a investigação de casos de estudos relevantes - seja na sua vertente formal, seja na fundamentação teórica - e o desenvolvimento do desenho em todas as escalas propostas (escala 1/200, 1/50, 1/20 e 1/2).
-
Objetivos
Objetivos
As competências a desenvolver são do domínio da prática do Projeto (valores conceptuais, teóricos e instrumentais): - desenvolver a capacidade crítica de observação e análise; - conhecer e analisar os diferentes sistemas de agrupamento residencial, implicando tanto a compreensão dos mecanismos de agregação, como das consequências que derivam da sua aplicação, tais como a densidade, organização e forma urbana. - desenvolver a capacidade crítica de observação e análise; - capacidade de investigar em simultâneo - sítio, programa e materialidade; - capacidade de integrar na ideia e forma a materialidade e a sua representação; - entender o tema da habitação colectiva como eixo da vida social das cidades e das pessoas, assimilando os requisitos básicos de habitabilidade e os programas básicos de habitação. - capacidade de integrar na ideia e forma os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas que confluem no projecto, nomeadamente Construção e Estruturas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O modelo metodológico da UC está alinhado com o princípio base do Processo de Bolonha, promovendo a transição do ensino centrado na aquisição passiva de conhecimentos para um paradigma focado no desenvolvimento de competências. A metodologia assentará: - na relação directa, pessoal e individualizada professor-aluno, prezando as particularidades de cada um; - no aprofundamento do desenho e outros métodos de compreensão da unidade urbana em estudo; - na exposição das propostas de intervenção e crítica comparada entre os trabalhos dos alunos em paralelo ao desenvolvimento do projeto e sua fundamentação, com participação dos docentes de várias disciplinas que confluem no projecto; - na integração dos conhecimentos interdisciplinares na proposta arquitetónica; - apresentação e debate de projetos exemplares na resolução dos problemas em estudo; - aulas teóricas e/ou conferências e/ou aulas abertas a personalidades relevantes convidadas, pertinentes relativamente às problemáticas do projecto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Monteys Xavier; Casa collage. ISBN: 84-252-1869-1 Gili Galfetti Gustau; Pisos piloto. ISBN: 84-252-1716-4 Schneider Friederike 340; Atlas de plantas. ISBN: 84-252-2050-5 Melgarejo María 050; Nuevos modos de habitar. ISBN: 84-86828-15-5 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Martínez Andrés; Habitar la cubierta. ISBN: 84-252-1989-2 Rueda Oscar 340; Metropolitan Housing Madrid. ISBN: 84-7207-138-3 Fernandes Fátima; Arquitectura portuguesa contemporânea. ISBN: 972-41-2706-0 SALAZAR, J., GAUSA, M.; Housing+Singular Housing, Actar, 2002 Proyecto Casa Barcelona, Construmat Barcelona, 2001
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não