filmeu

Disciplina Teoria da Arquitetura 2.1

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa da UC Teoria 2.1. baseia-se na transição social e tecnológica entre o século XIX e século XX, contexto de surgimento do Movimento Moderno.  Dedicando particular atenção aos novos programas, assim como o seu papel na construção e transformação das cidades, a UC aborda os principais textos / manifestos que marcaram a produção arquitetónica da primeira metade do século XX. Consideram-se as influências culturais, sociais e políticas na construção principalmente no contexto da cidade moderna. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Arquitetura Natural/Construído  Humanização Do Território  Topografia e Cidade Conceitos Urbanos
  • Objetivos

    Objetivos

    Estudar o impacto da Revolução Industrial na arquitetura e os avanços técnicos proporcionados pelos novos materiais (aço e betão). Conhecer os principais pontos de vista e manifestos arquitetónicos, relacionando-os com o contexto histórico e social em que surgiram. Desenvolver a capacidade crítica para relacionar os conceitos arquitetónicos com a realidade urbana envolvente e os seus espaços habitados. Incrementar a cultura arquitetónica e a capacidade de argumentação sobre questões da arquitetura moderna. Desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa, relacionando as questões em torno do espaço coletivo do habitar com a prática da arquitetura, reconhecendo as diversas formas de residência. Entendimento do papel da arquitetura na cidade, e da extensão da atividade do arquiteto/a  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Loos, A. (1997). Ornamento e crime. Cosac Naify. Banham, R. (1960). Theory and Design in the First Machine Age. Praeger. Giedion, S. (1982). Espaço, tempo e arquitetura: O desenvolvimento de uma nova tradição. Martins Fontes. Le Corbusier. (1923). Vers une architecture. G. Crès et Cie.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios