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Apresentação
Apresentação
O programa da UC Teoria 3.1 baseia-se na análise de momentos selecionados do século XX paradigmáticos para a história da teoria da arquitetura contemporânea. Dedicando particular atenção ao espaço de habitação e formas de habitar contemporâneas, assim como o seu papel na construção e transformação das cidades, a UC aborda os principais textos / manifestos que marcaram a produção arquitetónica no século XX. Consideram-se as influências culturais, sociais e políticas na construção principalmente no contexto do programa habitacional coletivo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP286-16158
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Crise do Movimento Moderno Arquitetura no Pós-Guerra (JANE JACOBS - CHARLES JENKS) Pós-Modernismo e Pluralidade (VENTURI, H. HOLLEIN)
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Objetivos
Objetivos
• Estudar os fatores que levaram ao declínio do Movimento Moderno, analisando as suas limitações e o impacto cultural das críticas ao funcionalismo. • Refletir sobre as contribuições de Jane Jacobs no questionamento das cidades modernistas e na defesa de um da escala humana e diversidade social. • Analisar os contributos de Robert Venturi e a sua proposta de uma arquitetura mais aberta, plural e contextual. Reconhecer a importância da ornamentação, do simbolismo e da relação com o passado no desenvolvimento de uma nova linguagem arquitetónica. • Promover a reflexão sobre a arquitetura como prática interdisciplinar e o impacto das novas abordagens conceptuais no espaço arquitetónico. • Desenvolver competências de análise e argumentação, relacionando os conteúdos teóricos com os desafios da prática arquitetónica contemporânea. • Incentivar a reflexão sobre o papel da arquitetura na sociedade, na cidade e no quotidiano dos seus utilizadores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São organizadas sessões diversificadas e aplicadas estratégias pedagógicas que promovem o envolvimento dos estudantes, facilitando a compreensão dos conteúdos e a sua articulação com a prática. As sessões assentam num ensino interactivo, estimulando a participação através de perguntas e incentivando a reflexão crítica. Recorre-se à metodologia flipped classroom, com materiais disponibilizados previamente no Moodle, bem como a storytelling e estudos de caso próximos da realidade quotidiana. As aulas, realizadas em sala ou em visitas a obras/exposições, combinam diversos meios — slides, vídeos, textos e demonstrações. O ambiente é inclusivo e fomenta a participação, promovendo ligações constantes com outras áreas do saber e favorecendo uma visão contextual e interdisciplinar da arquitetura.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Giedion, S. (1941). Space, time and architecture: The growth of a new tradition. Cambridge, MA: Harvard University Press. Jacobs, J. (1961). The death and life of great American cities. New York, NY: Random House. Venturi, R. (1966). Complexity and contradiction in architecture. New York, NY: Museum of Modern Art. Jencks, C. (1977). The language of post-modern architecture. London: Academy Editions. Hollein, H. (1968). Alles ist Architektur. Bau, 1(1), 1-3.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não