-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende dar a ver a relação íntima entre as técnicas construtivas e as formas arquitectónicas, ou seja, como, desde sempre, a História da Arquitectura é indissociável da História da Construção. Assim, o programa contempla um conjunto de aulas teóricas sobre a vida das formas (Focillon), onde serão convocados exemplos concretos que permitem uma aprendizagem mais efectiva e um transporte mais consciente e informado para a prática do projecto. Este vínculo será ainda reforçado pelo desenvolvimento de um trabalho prático, que decorrerá ao longo do semestre, partindo do processo projectual em curso na disciplina de Projecto V.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-16161
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1] Apresentação do programa e do trabalho 2] A construção lógica da Arquitectura (Tipo, modelo, forma, estrutura, material, alguns abusos e tratados) 3] O sistema trilítico 1 (Os Templos Gregos, intercolúnios e vãos) 4] O sistema trilítico 2 (Palladio, Inigo Jones, Thomas Jefferson, Schinkel, Mies et al.) 5] Aula dedicada ao trabalho prático 6] Da invenção do arco (romano) à petrificação do cimbre (gótico) (Duas vias: o vão livre e o protagonismo estrutural) 7] O Renascimento dos antigos e o ornamento arquitectónico (Alberti e a arquitectura romana, Grassi et.al) 8] Aula dedicada ao trabalho prático 9] As ordens clássicas, a conquista da altura e a perda da escala (Miguel Ângelo e a invenção da ordem Gigante, Barroco, Neoclassicismo; concurso para o Chicago Tribune e a proposta de Adolf Loos) 10] Flexibilidade na Arquitectura (Enfilade barroca, movimento moderno e alguns exemplos contemporâneos) 11, 12, 13, 14] Aulas dedicadas ao trabalho prático 15] Apresentação dos trabalhos
-
Objetivos
Objetivos
Ler arquitectura, e enquadrar as obras no contexto da sua produção, é um dos principais objectivos da UC. O estabelecimento de vínculos com a disciplina de Projecto V, contribuindo para a escolha consciente e informada de soluções durante o processo projectual. Capacidade de comunicar o projecto articulando diferentes meios (como o desenho, o texto, a colagem, etc.), e de construir sínteses e reflexões operativas que permitam o eventual desenvolvimento de uma dissertação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Propõe-se o desenvolvimento de um ensaio (texto, desenho, fotografia, colagem, etc.) que, partindo do projecto em curso, identifique as principais questões levantadas pela ‘encomenda’ e reflicta sobre a proposta apresentada tendo em conta um, ou mais, temas referidos nas aulas (a título de exemplo: tipo, modelo, escala, estrato, módulo, espaço, estrutura, ornamento, concinidade, contrução lógica, lei de éfeso, sustentabilidade, etc.) e, sempre que possível, recorrendo a exemplos decorrentes da investigação do aluno para o projecto. Este exercício poderá vir a constituir a base de uma eventual investigação futura.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
FRAMPTON, Kenneth, Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica (tradução: André Martins Barata; revisão técnica: Paulo Martins Barata), cadernos de arquitectura, Lisboa, Associação dos Arquitectos Portugueses e Matosinhos, Contemporânea Editora, 1998. FRAMPTON, Kenneth, Studies in Tectonic Culture, The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture (John Cava ed.), Chicago, Graham Foundation for Advanced Studies in Fine Arts and London, MIT Press, 1995. GRASSI, Giorgio, La construcción lógica de la Arquitectura (traductor F. Sena Cantarell), Barcelona, C.O.A.C.B., 1973. LOOS, Adolf, Adolf Loos: escritos (Adolf Opel y Josep Quetglas ed), Madrid, El Croquis, 1993. TESSENOW, Heinrich, Osservazioni elementari sul costruire (a cura di Giorgio Grassi; trad.Sonia Gessner), 7ª ed., Milano, Franco Angeli, 1987. VAN-der-ROHE, Mies, Escritos, diálogos y discursos (prólogo James Marston Fitch), Murcia, Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos, 2003.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não