filmeu

Disciplina História da Arquitetura 1.2

  • Apresentação

    Apresentação

    Historia da Arquitectura 1.2  promove o estudo dos conceitos da Arquitectura e sua respectiva evolução, e estimula o cruzamento de conhecimentos de varias areas cientificas para fazer uma leitura interpretativa atraves da desmontagem de obras de referencia, tanto na sala de aula, como em visitas de estudo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Reflexao transversal a Historia e Teoria, em arquitetura, a partir da apresentacao e discussao de abordagens diferentes.  Estabelecer correlacao com as restantes Unidades Curriculares, como apoio de critica e expressao de ideias.  Abordagens da Historia e da Teoria para o conhecimento e producao em Arquitetura Praticas de Investigacao e Comunicacao em Arquitetura.   Nos contextos: Arquitectura e ecologia. Arquitectura e economia. Arquitectura e política  Os desafios da Arquitetura na atualidade. As oportunidades da Arquitetura na atualidade. Arquitetura e Sociedade. A função da Arquitectura nos nossos dias.  Arquitetura e Sociedade. O papel do Arquitecto nos nossos dias História Teoria e Critica da Arquitectura 
  • Objetivos

    Objetivos

    Explicar a contribuição das ideias e da sua evolução para delinear a arquitectura da sociedade contemporânea no seu campo de atuação. Estimular a interdisciplinaridade, promovendo o cruzamento de conhecimentos a introduzir por cada área científica para o objectivo comum, do entendimento da acçao arquitectónica, em todas as suas escalas e aproximações. Ler, enquadrar e integrar a realização arquitectonica em termos temporais e espaciais. Compreender a natureza das culturas/geografias base e respectivos modos de expressão. Conhecer as grandes etapas historico-arquitectonicas dos periodos estudados. Compreender a realização arquitectonica no contexto da sua conceptualização e da sua fruição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teórico-práticas na sala de aula, apoiadas da exibição de imagens, com discussão sobre os tópicos abordados nas aulas praticas ou de acompanhamento de elaboração de exercícios, nas quais se promove a relação de conteúdos disciplinares, e se faz o enquadramento da pertinência dos temas abordados em referência às metodologias utilizadas. Entende-se ser fundamental que os estudantes tenham acesso a várias formas de processar a informação disponibilizada nos conteúdos programáticos da Unidade Curricular, com grande enfase na possibilidade de experimentação e de desenvolvimento de autonomia. Destaca-se o incentivo à promoção de atividades fora da sala de aula, com viagens temática, visitas de estudo no âmbito da matéria do programa, assim como a procura de atividades complementares relacionadas com as questões em foco no mundo do período em estudo e a forma como a arquitetura impacta ou é impactada pelo mesmo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Awan, N., Schneider, T., Till J. (2011). Spatial agency. Other ways of doing architecture. Routledge. London. Avila-Royo, R. (2023). Collaborative Tools for Community Architecture. Ciudad de Mexico. Arquine. Hamdi, N. (2010). The Placemaker´s Guide. To Building Community. Routledge. London. Jones, P., Petrescu, D, Till J. (2005). Architecture and Participation. Routledge. London. Lefebvre, H. (2012). O Direito à Cidade. Letra Livre. Lisboa. Ne.lo, O. (2018). A Cidade em Movimento. Tigre de Papel. Lisboa. Pallasmaa, J. (2012). La Mano que piensa. Sabidura existencial y corporal en la Arquitectura. Gustavo Gili. Barcelona Tills, J. (2013). Architecture Depends. The MIT Press. London.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios