filmeu

Disciplina Teoria da Arquitetura 4.1

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa introduzir noções da arquitetura do espaço público e de equipamentos múltiplos. O conteúdo programático assenta numa análise de alguns momentos criteriosamente selecionados do século XX, que pensamos serem absolutamente cruciais para a teoria da arquitetura, desde uma perspetiva da construção do espaço público. Será promovido o estudo das vivências do habitar de uso público, suas características e formas. Promove-se o debate para a diferenciação por parte do aluno de várias formas dos equipamentos através do estudo sistemático de arquiteturas do espaço público, pela análise crítica de casos de estudo paradigmáticos de autores que identifiquem e materializem a forma arquitetónica do espaço público (equipamentos e seus espaços urbanos envolventes). 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.      Alvar Aalto / Empirismo nórdico;   2.      Alison e Peter Smithson / o Team 10;   3.      Ramificações Pós-Guerra / Louis Kahn, Eero Saarinen e James Stirling;   4.      Robert Venturi e Denise Scott Brown;   5.      A Escola de Ulm e a cientifização do método. Christopher Alexander  6.      Centros de investigação de Arquitetura "Pedagogias radicais" Europa vs Estados Unidos da América;   7.      Pós-modernismo / Desconstrutivismo;  
  • Objetivos

    Objetivos

      Espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de refletir criticamente sobre o espaço público e a arquitetura como fenómeno técnico, estético e experimental; compreender as escalas inerentes à sua forma, articulando-as com os programas e equipamentos abordados em Projeto 4; aplicar metodologias de análise e representação das formas e tipologias do espaço público e seus contextos urbanos, com base em instrumentos da teoria da arquitetura; e construir um pensamento crítico sobre a forma construída e o carácter do espaço público na cultura arquitetónica moderna e contemporânea. Os objetivos alinham-se com o plano de estudos do MIA, que adota um modelo pedagógico multidisciplinar e centrado no Projeto, com articulação horizontal entre UC’s do mesmo ano e coordenação vertical das áreas científicas, promovendo a integração entre teoria e prática projectual.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade desenvolve-se em sessões teórico-práticas com exibição de imagens e discussão dos temas abordados, articulando conteúdos disciplinares com as metodologias adotadas. As aulas promovem a contextualização e problematização crítica através da análise de casos de estudo fornecidos, sendo esperado que os alunos apresentem reflexões argumentativas fundamentadas. A avaliação é contínua, considerando assiduidade, participação, envolvimento nas discussões e qualidade dos trabalhos apresentados. O aluno deverá elaborar um ensaio final articulado e fundamentado, acompanhado de imagens, refletindo a capacidade de análise e síntese dos conteúdos trabalhados. Este ensaio, a sua apresentação oral e um caderno pessoal tipo portfólio constituem os principais elementos de avaliação da disciplina.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Banham, R. (1960). Theory and design in the first machine age. The Architectural Press.  Frampton, K. (1985). Mies van der Rohe. Rizzoli.  Frampton, K. (2020). Modern architecture: A critical history. Thames & Hudson.  Giedion, S. (1941). Space, time and architecture: The growth of a new tradition. Harvard University Press.  Le Corbusier. (1923). Towards a new architecture. Dover Publications.  Mumford, E. (2000). The CIAM and the development of modern architecture. Princeton Architectural Press.  Nesbitt, K. (1995). The theory and design of Marcel Breuer. Yale University Press.  Pevsner, N. (1943). An outline of European architecture. Penguin Books.  Tafuri, M. (1976). Architecture and utopia: Design and capitalist development. MIT Press.  Van den Heuvel, D. (1997). CIAM 1933-1959: A critical review of the modern movement. Prestel.  Wolfs, R. (2005). De Stijl: The Dutch modernist movement. Phaidon Press. Wright, F. L. (1953). The future of architecture. Horizon Press.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios